MATO GROSSO DO SUL

Defensoria Pública entra com ação na Justiça para evitar aglomerações nas agências da Caixa

Defensoria medidas de segurança nas agências da CEF - Crédito: Hedio Fazan/Dourados News Defensoria medidas de segurança nas agências da CEF - Crédito: Hedio Fazan/Dourados News

A Defensoria Pública da União (DPU) em Campo Grande, juntamente à Defensoria Pública do Estado de Mato Grosso do Sul (DPE) ajuizaram nesta terça-feira (3), uma Ação Civil Pública (ACP) solicitando imediatamente adoção de medidas de segurança, a serem implementadas em todas as agências da CEF (Caixa Econômica Federal) no Mato Grosso do Sul, inclusive nas áreas externas.

A intenção é evitar aglomerações que ponham em risco a saúde dos consumidores. A ação foi distribuída para a 1ª Vara Federal de Subseção Judiciária de Campo Grande. Na medida há um pedido de urgência para essas aglomerações, que ocorrem diariamente nas agências dessa instituição financeira e caminham contramão das orientações técnicas sanitárias nacionais e internacionais relacionadas ao coronavírus. 

As defensorias pedem em caráter de extrema urgência, que a Caixa Econômica Federal providencie funcionários para a organização da fila de espera, em todas as suas agências.

Outras medidas que foram solicitadas, como designação de funcionários para controle das filas e para orientação dos consumidores, distribuição de fichas para evitar ou, ao menos, minimizar as aglomerações, marcações para garantir o distanciamento mínimo de 1 metro entre as pessoas, além do fornecimento de itens de higienização, como álcool em gel 70% ou água e sabão.

Também é pedido a higienização frequente dos terminais de atendimento, maçanetas e outras superfícies que possam incorrer na transmissão da Covid-19.

Na ação também pede-se a disponibilização, para os idosos e demais componentes do grupo de risco, de horários reservados para atendimento, bem como vias de acesso diferenciadas e terminais de atendimento reservados e que sejam criados espaços de atendimento em locais diversos das agências como tendas, praças, ginásios e escolas, além de outras medidas. 

 

Comentários