A Defensoria Pública de Mato Grosso do Sul, por meio do Núcleo Institucional de Promoção e Defesa dos Povos Indígenas e da Igualdade Racial e Étinica (Nupiir) realizará, no dia 2 de agosto, uma capacitação sobre regularização de registro civil indígena no nascimento e acesso aos benefícios do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).
O coordenador do Nupiir, defensor público Lucas Pimentel, explica que o objetivo da Defensoria é orientar de forma jurídica e antropológica.
"A capacitação irá instruir os participantes, principalmente, a não deixarem os indígenas recém-nascidos, saírem do hospital sem o registro civil", frisa o coordenador do Nupiir.
O treinamento que contará com a participação do tabelião do Cartório 2º Ofício de Dourados, Luiz Alberto Degani, e da procuradora do INSS, Mariana Savaget, terá duração de três horas e acontecerá na Escola Estadual Indígena Guateka Marçal de Souza, localizada na Aldeia Jaguapiru, em Dourados.
O convite se estende às lideranças das Aldeias Bororó, Jaguapiru e as retomadas aos arredores do município, bem como agentes de saúde, conselheiros tutelares, servidores da Funai e dos hospitais locais.
Comentários