O deputado estadual Marçal Filho (PSDB) tem uma história de defesa na luta pela educação. No Dia do Professor, comemorado nesta terça-feira (15), ele homenageia os professores pela atividade árdua e comprometida com o desenvolvimento das pessoas.
Os desafios diários na educação pública que inclui formação, carreira, salário e condições de trabalho, conforme Marçal Filho, são barreiras que o País precisa enfrentar cada vez mais para ofertar um ensino de qualidade. "Temos mais de 2,5 milhões de docentes que exercem a atividade na educação básica e na educação superior brasileira e precisamos cada vez mais valorizá-los", diz o deputado.
Ser professor hoje em dia não é uma missão fácil. A sociedade mudou e a educação tem enfrentado inúmeros desafios que vão desde a falta de infraestrutura adequada nas escolas até a violência em sala de aula.
Marçal tem uma relação e um trabalho voltado à educação. Semana passada, projeto de sua autoria aprovado na Assembleia Legislativa criou a “Comenda Professora Maria Ildonei de Lima Pedra”, para homenagear e reconhecer os profissionais de educação em Mato Grosso do Sul. O nome da outorga justifica-se em razão do excepcional serviço prestado pela Professora Maria Ildonei à educação.
Marçal lembra que, como homem público, sempre lutou pela educação, valorização dos professores. "Na minha cidade, Dourados, onde até a pouco tempo exercia a função de vereador, lutei para que os professores fossem chamados em concurso público. Muitos deles haviam sido aprovados e o prazo do certame estava prestes a vencer. Foi preciso uma grande mobilização para serem chamados", recorda.
Quando exerceu mandato de deputado federal, Marçal desempenhou um grande trabalho na Câmara dos Deputados pelo projeto que instituiu o piso salarial nacional para os profissionais do magistério público da educação básica. "Isso foi um ganho para a categoria e temos o estado de Mato Grosso do Sul como exemplo. Educadores da rede estadual são os que têm uma das melhores remunerações no País", destacou o deputado.
Apesar das dificuldades da educação pública, muitos professores conseguem inovar, fazer a diferença, como a Professora Maria Ildonei de Lima Pedra, que homenageia a Comenda que será entregue pelos deputados na semana do dia 15 de outubro de cada ano. Além do excepcional serviço prestado à educação sul-mato-grossense, Maria Ildonei foi uma grande militante dos direitos das mulheres.
Comentários