Brasil

Desde 1988, campeão da Eurocopa só se repetiu uma vez

Foto: Unsplash Foto: Unsplash

A Eurocopa é um torneio bastante equilibrado, uma vez que há muitas seleções de boa qualidade no Velho Continente. Não é à toa, portanto, que desde 1988 todas as edições têm campeões diferentes, com exceção do bicampeonato da Espanha em 2008 e 2012.

Dessa forma, muitos torcedores estão aproveitando a betano para tentar adivinhar quem vai ficar com a taça em 2024: será que teremos mais um vencedor diferente?

Após a conquista da Holanda, em 1988, foi a vez de a Dinamarca de Schmeichel, Brian Laudrup e Henrik Larsen vencer sua primeira taça continental. Em 1992, a competição foi disputada na Suécia, e os dinamarqueses ficaram em segundo lugar no Grupo 1, atrás justamente dos donos da casa.

Na ocasião, havia apenas dois grupos, e os dois melhores de cada um se enfrentavam nas semifinais. A Dinamarca pegou a poderosa Holanda, que era a atual campeã, e conseguiu a vaga nos pênaltis. Na final, bateu a Alemanha por 2 a 0 e garantiu o troféu.

Quatro anos mais tarde, a Alemanha voltaria à final da Euro, e dessa vez não deixaria o título escapar. A decisão aconteceu no lendário Estádio de Wembley, palco em que os torcedores viram a surpreendente República Tcheca abrir o placar. No entanto, com dols gols de Bierhoff, os germânicos viraram o jogo e faturaram a Eurocopa pela terceira vez.

Anos 2000

Na Eurocopa de 2000, a França entrou com muita moral, já que era a atual campeã do mundo. E, dentro de campo, os franceses comprovaram o seu favoritismo, eliminando Espanha (quartas), Portugal (semi) e batendo a forte seleção italiana na decisão por 2 a 1.

Dessa forma, a Eurocopa chegava ao seu quarto campeão diferente desde 1988. E, em 2004, uma seleção improvável ficaria com o título, aumentando a lista.

Naquele ano, a disputa aconteceu em Portugal, que tinha jogadores como Luís Figo, Rui Costa e um jovem Cristiano Ronaldo. Os anfitriões conseguiram chegar à final e enfrentaram a Grécia, que era a zebra da competição. Mas o que ninguém esperava aconteceu e, com um gol de Charisteas, os gregos fizeram a festa em Lisboa.

Domínio espanhol

Ao longo das temporadas seguintes, a Espanha foi formando aquela que seria a melhor geração de sua história. Nomes como Casillas, Sergio Ramos, Xavi e Iniesta levaram os espanhóis a conquistar dois títulos da Euro de forma consecutiva: em 2008 e 2012.

De quebra, a geração dourada ainda venceu a Copa do Mundo de 2010 pela primeira vez na história do país. O domínio naqueles anos mudou para sempre o status da Espanha, que passou a ser encarada com um potência do futebol internacional.

Mais campeões diferentes

Depois do bicampeonato espanhol, a Eurocopa voltou à rotina de ver um campeão diferente levantando a taça a cada edição.
Em 2016, foi a vez de Portugal, comandada por Cristiano Ronaldo, obter a glória eterna. Um gol agônico de Éder, já na prorrogação, definiu o marcador em 1 a 0 para a seleção ibérica. Assim, o trauma de 2004 estava superado de uma vez por todas.
Por fim, em 2020, a tradicional Itália voltou a vencer um campeonato importante. Apesar de estar atravessando uma fase ruim e não ter iniciado a disputa como favorita, a Azzurra mostrou por que é uma potência histórica do futebol.
Na decisão, os italianos venceram os ingleses, que eram os donos da casa, nos pênaltis e levaram o troféu para Roma.
E em 2024, o que acontecerá? Com a competição já na fase final, é hora de os favoritos mostrarem sua força. Afinal, teremos outro campeão diferente ou alguma das seleções vencedoras desde 1988 voltará a levantar a taça?

Todos os vencedores desde 1988

1988 – Holanda
1992 – Dinamarca
1996 – Alemanha
2000 – França
2004 – Grécia
2008 – Espanha
2012 – Espanha
2016 – Portugal
2020 – Itália
2024 – (em andamento)
 

Comentários