Gosta da área da saúde? Então vamos discutir um tema superimportante: as profissões que estão em maior destaque nesse segmento que não para de crescer.
Essencial para a qualidade de vida da sociedade, essas carreiras representam uma ótima oportunidade para quem busca emprego fácil e boas remunerações. E então? Deseja descobrir quais profissões da área da saúde que estão em alta?
Continue a leitura e veja 11 exemplos de carreiras que o RH DNews elencou e que têm tudo a ver com os cuidados com a vida.
1. Fisioterapia
Começaremos a nossa lista pela Fisioterapia, curso responsável por educar profissionais encarregados de diagnosticar e tratar os distúrbios relacionados ao movimento. O fisioterapeuta tem um profundo conhecimento sobre a anatomia e a fisiologia do corpo humano.
Para que você possa ser um no segmento, o ideal é investir em alguma pós-graduação. Há muitas áreas para escolher, como Pélvica, Dermato-funcional, Respiratória, Neurofuncional, Terapia Intensiva, Esportiva e muito mais.
2. Medicina
A Medicina é uma das carreiras mais concorridas de todo o segmento da saúde. Aqui, o profissional fica responsável pelo diagnóstico, tratamento e prevenção dos mais diversos tipos de enfermidades. No entanto, devido à concorrência, a busca por especializações e/ou residências também deve ser ativa para o médico generalista.
Algumas opções de especialidades médicas são , Pediatria, Nefrologia, Cardiologia, Medicina do Esporte, Medicina do Trabalho, Psiquiatria e muito mais. É interessante salientar que há divisões, também, na área cirúrgica. Ou seja: há alternativas para todos os gostos!
3. Psicologia
O brasileiro é conhecido por sua alegria. No entanto, ao que tudo indica, somos também um dos do planeta. Além disso, a piorou consideravelmente com o avanço da pandemia de Covid-19, o que mostra que o profissional da Psicologia é cada vez mais essencial em nosso dia a dia.
Essa carreira não foge à regra das especializações. O psicólogo pode escolher atender apenas a crianças e adolescentes ou idosos, por exemplo. Outras áreas são a , Esportiva, Educacional, Forense e por aí vai.
4. Enfermagem
Achou que os enfermeiros ficariam de fora da lista? Nada disso! A Enfermagem é, ainda, uma das profissões mais em alta da área da saúde. Tudo indica que isso será uma constante por muitos séculos, já que não há como substituir a dedicação desses profissionais em um ambiente clínico ou hospitalar.
Os enfermeiros que buscam mais oportunidades de trabalho e remunerações melhores também podem se especializar. Segmentos que se encontram em alta são a Enfermagem de Terapia Intensiva, Saúde Mental, Oncologia e várias outros!
5. Farmácia
Engana-se, quem acha que o farmacêutico tem, como única ocupação, o auxílio de pacientes em drogarias. Esse profissional também é indispensável para a pesquisa e desenvolvimento de novos fármacos, além de atuar na organização e distribuição de medicações em unidades de saúde.
Ele também pode se especializar! Algumas áreas de destaque são Clínica, Cosmética, Oncologia, Hospitalar, Estética e muito mais.
6. Nutrição
O nutricionista é o profissional que lida com a alimentação da população. Ele não prescreve tratamentos medicamentosos ou faz diagnósticos, mas atua em conjunto com outras profissões da área da saúde a fim de ajudar o organismo a partir do que comemos.
Além de ser essencial para auxiliar na prevenção e tratamento de questões como a , o nutricionista clínico pode investir em áreas como a Nutrição Esportiva, o trabalho na indústria alimentícia, a saúde coletiva e vários outros.
7. Odontologia
Dizem que a saúde começa pela boca e, de certa forma, isso é verdade. Além da Nutrição e da Psicologia, sobre as quais falamos acima, outro profissional que lida diretamente com questões como a alimentação e a saúde mental é o dentista.
A Odontologia é uma área repleta de possibilidades de especialização, como a Odontopediatria, a Endodontia, a Implantodontia, a Ortodontia etc.
8. Biomedicina
Na área da saúde, todas as profissões se complementam e são essenciais para que os pacientes tenham acesso aos melhores tratamentos. Nesse processo, o biomédico também está fortemente inserido, sendo uma peça-chave para o diagnóstico de enfermidades.
Esse papel é feito no laboratório de análises clínicas, mas o biomédico também pode trabalhar fora desse espaço. Um bom exemplo é a Biomedicina Estética, uma das especialidades que mais crescem no setor.
9. Educação Física
O profissional de Educação Física também é essencial para a área da saúde. Por isso, não se engane: o educador físico que se forma a partir do Bacharelado faz parte de todo esse ecossistema.
Assim como as outras carreiras, essa também traz várias oportunidades de especialização. Alguns exemplos são a área Laboral, além do aperfeiçoamento esportivo e a saúde coletiva. Todas excelentes para complementar qualquer !
10. Obstetrícia
Por muito tempo, a área de Obstetrícia foi vista como uma especialidade médica. Ainda que isso seja verdade, hoje, é possível se graduar apenas nesse ramo e lidar exclusivamente com a saúde de mães e bebês durante a gestação.
A obstetriz (ou o obstetra) é uma profissional multidisciplinar, que entende não apenas da anatomia e fisiologia da gravidez e do parto, mas também, de fatores sociais e psicológicos. Pode atuar na área clínica ou no desenvolvimento de políticas públicas para gestantes e puérperas.
11. Medicina Veterinária
Por fim, temos a Medicina Veterinária, uma carreira que muita gente acha que não tem nada a ver com a área da saúde. No entanto, saiba que os médicos veterinários não são encarregados apenas dos cuidados com o bem-estar dos animais de estimação, mas também, dos seres humanos.
Além de poder se especializar em diversos âmbitos da Medicina Animal (assim como o médico humano), o veterinário pode optar pelas áreas de saúde coletiva (com a prevenção de zoonoses) ou na inspeção animal (atuando na Vigilância Sanitária). Ou seja: há que estão diretamente relacionadas com a nossa qualidade de vida!
Comentários