Avanço da Covid-19

Dourados faz lockdown domingo, mas comércio volta abrir o dia todo

Medidas anunciadas pelo comitê estarão em decretos que serão publicados ainda hoje

Avenida Marcelino Pires com lojas fechadas no período da manhã (Foto: Eliel Oliveira) Avenida Marcelino Pires com lojas fechadas no período da manhã (Foto: Eliel Oliveira)

Segunda em Mato Grosso do Sul em número de casos e de mortes pela covid-19, Dourados, a 233 km de Campo Grande, vai experimentar o lockdown para tentar conter a proliferação do novo coronavírus. Entretanto, o fechamento total será adotado apenas no domingo.

Em transmissão ao vivo na página da prefeitura no Facebook, o comitê local de enfrentamento à pandemia informou que apenas serviços essenciais poderão funcionar no lockdown, que passa a valer a partir do toque de recolher das 20h de amanhã (18) e vai até 5h de segunda-feira (20).

Os detalhes do fechamento total, incluindo quais serviços poderão funcionar, serão incluídos no decreto municipal a ser publicado ainda nesta sexta-feira (17).

Por outro lado, a prefeitura vai flexibilizar o funcionamento de setores afetados pelas medidas adotadas nas últimas três semanas. As Igrejas poderão funcionar duas vezes na semana, com limitação de 30% a 50% de lotação máxima.

O comércio, que desde 25 de junho funciona apenas no período da tarde, volta ao horário normal das 8 às 18h e sábado até meio-dia. Bares e conveniências vão voltar a vender no balcão ou na grade, mas o consumo nos locais continua proibido. A prefeitura ainda não informou se as academias poderão reabrir na segunda-feira.

Hoje, o comitê comunicou mais duas mortes pelo coronavírus em Dourados, elevando para 48 o número de óbitos provocados pela covid-19. As mais recentes vítimas foram uma mulher de 62 anos e um homem de 90 anos.

Com mais 70 casos em relação à quinta-feira, Dourados chegou hoje a 3.719 casos positivos. A incidência é de 1.675 casos por cem mil habitantes. Do total, 2.233 infectados já estão recuperados e a cidade tem 1.438 casos ativos, sendo 1.417 em isolamento domiciliar e 21 internados.

Dourados tem hoje 44 pessoas com covid-19 hospitalizadas, sendo 21 moradores locais e 23 de cidades da região. São 18 em enfermaria e 26 em leitos de UTI.

Comentários