Apesar do aumento na média diária de novos casos de coronavírus (Covid-19), Dourados melhorou na classificação do mapa situacional da doença, elaborado por equipe técnica da SES (Secretaria de Estado de Saúde).
O novo mapa referente a 36ª semana epidemiológica do Prosseguir (Programa de Saúde e Segurança da Economia) foi divulgado nesta quinta-feira (10) pelo Governo do Estado. Ao todo, 35 municípios mantiveram seu grau de risco, 22 municípios melhoraram e 22 municípios pioraram.
Dourados passou de bandeira vermelha, no estudo anterior, para bandeira laranja na atualização de hoje, com base em dados coletados nas duas semanas transpassadas. A mudança significa uma redução de risco de contágio e de riscos de pane no sistema de saúde, apesar do aumento em média de casos e de apontamentos feitos por pesquisadores.
Caarapó, que fica a 50 quilômetros de Dourados, é apontada no estudo do Governo do Estado com a pior situação endêmica de todo Mato Grosso do Sul. A cidade que tem população estimada em 30 mil habitantes aparece com a bandeira cinza no mapa, que indica grau de risco extremo.
Para gerar essa classificação, o Programa avalia indicadores municipais relacionados à disponibilidade de leitos de UTI, média de casos confirmados, mortalidade por Covid-19, disponibilidade de testes, incidência na população indígena, entre outros fatores.
Dourados confirmou nesta quinta-feira (10) 71 casos de coronavírus. Com isso, o município soma 6.229 pessoas infectadas desde o início da pandemia, sendo 5.155 já estão recuperadas, 972 estão e isolamento domiciliar, 36 internados e 84 óbitos.
Já Caarapó teve dois óbitos e 394 pessoas que contraíram a doença, segundo dados do Boletim Coronavírus da SES.
Comentários