Maior e mais populosa cidade do interior do Mato Grosso do Sul, Dourados foi um dos primeiros municípios do Estado a retomar o cadastramento da biometria, que havia sido interrompido devido à pandemia da Covid-19. Mais de 35 mil eleitores ainda precisam realizar o cadastramento na cidade e, muitos desses, correm o risco de ter o título cancelado, caso não regularizem a situação.
A coleta da biometria é realizada de segunda à sexta-feira, das 12h às 18h, no Fórum Eleitoral e para cadastrar bastar comparecer ao local portando documento de identificação oficial com foto e comprovante de residência.
“Para desafogar os locais de votação em alguns pontos em Dourados nós abrimos mais três locais, sendo o CEIM Professora Zeli, no bairro Monte Carlo, o IFMS no Canaã I e a Fadir na região do Jardim da Figueira”, conta.
De acordo com o cadastro eleitoral, até o dia 21 de junho de 2023, dos 169.546 eleitores de Dourados, 134.100 já efetuaram a coleta de dados biométricos, que inclui a fotografia, assinatura e coleta de digitais, enquanto 35.446 ainda não fizeram o cadastro.
Destes mais de 35 mil eleitores sem biometria, muitos não fizeram a coleta no período obrigatório em 2019/20 e em breve terão o título cancelado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), bem como os jovens que fizeram o título pela internet no período em que a coleta estava suspensa, caso não regularizem a situação.
“Estes novos eleitores que fizeram o pedido do título apenas pela internet, mesmo já tendo o título, também vão precisar ir ao Cartório para fazer a coleta de digitais, assinatura e fotografia”, afirma Rosimeire.
O cadastramento é realizado por ordem de chegada, de segunda à sexta, das 12h às 18h. O Fórum Eleitoral de Dourados fica à rua Montese, 435, no Jardim Londrina, próximo à Feira Municipal.
Comentários