A média móvel de casos de coronavírus (Covid-19) em Dourados continua apresentando variações a cada semana transpassada. Neste mês de setembro, esta taxa chegou a atingir 67,8 nos primeiros sete dias, caiu para 49,2 na semana seguinte e voltou a subir na terceira semana com média de 54,8 casos novos por dia na cidade.
Estes dados apresentados tem como base números divulgados diariamente pele Comitê de Gerenciamento da Crise do Coronavírus. Nesta segunda-feira (21), foram 45 novos casos de coronavírus registrados em Dourados.
Comparando com os meses anteriores de pandemia, a maior cidade do interior de Mato Grosso do Sul tem apresentado aumento na média móvel de confirmações desde a baixa registrada durante o mês de agosto. Como é possível observar no gráfico, a média diária mais alta aconteceu durante a terceira semana se junho, com taxa de 91 confirmações diárias.
Gráfico: Wender Carbonari/Dourados News
A média móvel é uma das ferramentas indicadas por epidemiologistas para monitorar o comportamento de doenças transmissíveis, como no caso do coronavírus. Ela ajuda a compactar as confirmações que podem variar dependendo do dia da semana ou do fluxo do sistema de coleta e análises das amostras para testagens.
Além dos 45 novos casos registrados hoje, o boletim coronavírus municipal traz ainda outras informações sobre a doença em Dourados. Dos 6.788 infectados desde o começo da pandemia, 6.130 estão recuperados e 548 estão em isolamento domiciliar em período com possibilidade de transmitir o vírus para outras pessoas.
Nos hospitais públicos e privados da cidade estão 33 pacientes internados com a Covid, sendo 11 em leitos de enfermaria e 22 em leitos de UTI (Unidade de Terapia Intensiva). Dourados tem até esta segunda-feira 92 óbitos por coronavírus e 49 moradores de outras localidades morreram em hospitais da cidade com esta doença.
Comentários