Rajadas de 39 quilômetros por hora motivaram alerta de ventos fortes em Dourados às 13h48 desta terça-feira (25). O registro foi feito pela estação agrometeorológica da Embrapa Agropecuária Oeste, que pouco antes apurou o calor mais intenso do ano no município.
Segundo o Guia Clima, a escala de Beaufort classifica a força dos ventos em 11 categorias, desde calmo (velocidade inferior a 2 km/h, escala 0) até tornado (velocidade superior a 100 km/h, escala 10).
Ele emite os Alertas de Ventos Fortes são emitidos quando ocorrem rajadas de vento com mais de 30 km/h, categoria forte, escala 5, como ocorreu nesta tarde, ou superior.
Já em relação à temperatura, a estação agrometeorológica da Embrapa Agropecuária Oeste apurou mínima de 24.3ºC às 4h34 e máxima de 38.3ºC às 13h18. No entanto, às 12h a sensação térmica em Dourados atingiu 40.5ºC.
Também nesse caso foi emitido alerta, de muita atenção por riscos à saúde humana, considerando que “o calor excessivo, além de provocar desconforto térmico, pode afetar o desempenho e o comportamento das pessoas, causando mal-estar, inquietações e perda de concentração. Além disso, pode causar fadiga, câimbra e esgotamento”.
Apesar de pancadas de chuva terem ocorrido em algumas regiões da cidade, o Guia Clima da Embrapa Agropecuária Oeste ainda não aponta registro de precipitação pluviométrica hoje e a umidade relativa do ar teve os extremos marcados entre os 82% de 4h34 e 31% às 12h54.
Comentários