Após 14 dias com bandeira vermelha, de risco considerado alto, Dourados retornou para ao nível de risco médio representado pela bandeira laranja em mapa situacional do coronavírus (Covid-19).
Apesar da melhora na avaliação da maior cidade do interior do Estado, a atualização desta quinta-feira (8) apresenta aumento significativo na quantidade de municípios de Mato Grosso do Sul com nível de risco alto.
A classificação faz parte das atividades de monitoramento do Prosseguir (Programa de Saúde e Segurança da Economia), visando emitir recomendações aos prefeitos do Estado válidas até dia 23 de outubro.
Dourados está entre as 13 cidades que melhoraram a situação de risco da Covid na comparação com o mapa situacional anterior. Também houveram 31 cidades que mantiveram seu grau de risco, além de 35 municípios que pioraram.
Com estas mudanças, o mapa passa a apresentar oito municípios na faixa de risco tolerável (amarela),41 municípios no grau médio (bandeira laranja) e 30 no grau de risco alto (bandeira vermelha), sendo que há duas semanas eram apenas 14 nesta condição. O estado não apresenta nenhuma cidade nas faixas de risco baixo (bandeira verde) ou extremo (bandeira cinza).
Esta piora em diversas regiões de Mato Grosso do Sul foi destacada pelo secretário de Estado de Governo e Gestão Estratégica Eduardo Riedel nesta manhã durante transmissão ao vivo nas redes sociais.
“Nosso programa não é alarmista, mas também não é para ficarmos numa situação confortável. Tivemos uma piora na classificação da maioria dos municípios e isso mostra que temos que ter cautela e cuidado para que a gente não perca o controle da evolução da pandemia”, alertou Riedel.
COVID EM DOURADOS
Com 7.686 infectados pelo coronavírus desde o início da pandemia, Dourados acumula 6.862 recuperados, 99 óbitos e tem atualmente 708 pessoas em isolamento domiciliar.
Há 741 casos ativos na cidade de acordo com boletim municipal desta quinta-feira (8), ou seja, pessoas com risco potencial de transmissão.
Comentários