POR WALTER RAMOS

E o Anel Viário, ta na gaveta do esquecimento?

Se colocar a boca no trombone, servir como instrumento de ajuda para que tenhamos num futuro próximo o tão sonhado anel viário de Itaporã, vamos lá.

Recentemente, me deparei com dois enormes buracos sobre o asfalto no cruzamento da Rua Jose Teixeira da Silva com Duque de Caxias e como se não bastasse, para completar a cena, uma enorme carreta ao dobrar neste trecho, arrancou um significativo pedaço do asfalto, aumentando ainda mais o diâmetro dos referidos buracos.

Confesso que me senti triste ao ver que o sonho de um anel viário ou contorno rodoviário como queiram, está sem consistência, sem uma pegada mais forte por parte de nossos governantes.

Ao ler algumas notas na imprensa retratando que a implantação do Anel Rodoviário configura-se numa evidente necessidade apoiada por 85% dos Itaporaenses, fica a indagação do por que desta morosidade?

O que mais precisa acontecer? Morrer mais crianças?

Não estão evidente os vários transtornos que os veículos de grande porte causam aos moradores e ao longo das vias de nossa cidade?

Se precisar de mais argumento para justificar a necessidade desta obra, reiteramos a informação que a CCR, empresa concessionária da a BR 163, ora privatizada, está finalizando a praça de pedágio em Mato Grosso do Sul, nesta via que contará com pelo menos mais quatro pontos.

Ao se consolidar estes pedágios, alguém tem dúvida que a grande maioria dos usuários, principalmente os caminhoneiros, farão um desvio, passando por Itaporã, para chegar à capital, norte do estado dentre outras regiões?

Meus amigos, lembro-me da luta coletiva em prol da duplicação da MS 156, trecho que liga Itaporã a Dourados, para isso, vimos entidades de classes, comunidade estudantil, e poder público juntos imbuídos num só ideal, fato que posteriormente se tronou realidade, mostrando que a união e o desejo coletivo são fundamentais para tais conquistas. Sendo assim, que tal fazermos tudo de novo, desta feita em prol do Anel Viário?

Já provamos que somos capazes de sensibilizar nossos governantes, basta começarmos a luta através das mídias sociais, dos movimentos de conscientização, enfim, fazer valer nossa força. Senhores Vereadores, Senhor Prefeito, Rotary Clube, Maçonaria, Comunidade Estudantil, Igrejas, enfim, toda a sociedade organizada: Vamos arregaçar as mangas?

Não podemos ficar apenas na manifestação de um vereador ou de um cidadão comum como eu, temos que aglutinar pessoas, formadores de opinião, gente que realmente quer o bem de nossa cidade. Dentro da medida do possível eu me coloco a disposição, como tantos outros itaporaenses. Você que esta lendo esse artigo, vamos disseminar esta idéia em todos os canais de comunicação que temos em mãos. Podem ter certeza, unidos, seremos fortes. Vamos fortalecer a idéia do “Anel Viário Já”. O futuro se faz agora.

Uma dica para começar; - poderíamos iniciar com um movimento de conscientização, um dia “D” de adesivagem em automóveis e caminhões com os dizeres “Anel Viário Já”.

Cada cidadão tem uma idéia neste momento, vamos colocá-las em prática, sei que tudo custa dinheiro, mais dado à dimensão desta necessidade e a determinação de muitos, o custo dos adesivos não será empecilho para darmos este primeiro passo. Para isso, voltamos a conclamar o poder público através do prefeito, vereadores além de toda comunidade interessada.

Reitero aqui minha disponibilidade em ajudar, e assim que qualquer movimento for levantado, podem contar comigo. Não tenho muito a oferecer, mais o pouco que tenho aliado ao pouco de cada um, se torna uma grande arma nesta luta que com certeza já nasce triunfante.

Anel Viário Já.... é a vontade da maioria!

Comentários