O ano passado foi ruim para o mercado de computadores no Brasil, que viu uma queda acentuada na quantidade de unidades vendidas.
Números divulgados pela IDC recentemente revelam que foram comercializados 10,3 milhões de computadores ao longo de 2014, uma queda de 26% em relação ao ano anterior.
Desses, 4 milhões eram desktops (31% de queda) e outros 6,4 milhões, notebooks (22% de queda). Cerca de 29% das vendas foram realizadas para o mercado corporativo e 71%, a clientes domésticos.
“Tradicionalmente, março é um mês muito positivo para o mercado de PCs, porém, o Carnaval adiado fez com que o 1º trimestre fosse muito negativo em vendas. Logo em seguida houve a Copa do Mundo e os varejistas focaram em outras categorias de produtos. As incertezas em relação às eleições e a volatilidade da moeda americana também contribuíram para o mau desempenho em 2014”, afirma Pedro Hagge, analista de pesquisas da IDC Brasil.
No último trimestre do ano vendeu-se 2,7 milhões de PCs, 25% a menos que o visto nos três meses finais de 2013, mas uma alta de 3% na comparação com o trimestre imediatamente anterior.
Comentários