O 3º Batalhão de Polícia Militar, de Dourados, completa 31 anos em 2021. A corporação está presente no município há 42 anos, conforme a Assessoria de Comunicação Social.
No ano de 1979 foi implantada, definitivamente, a Polícia Militar em Dourados-MS, sendo na ocasião denominado NU/CIPM (Núcleo/Companhia Independente de Polícia Militar), subordinado ao Comando de Policiamento do Interior.
O Núcleo foi criado por força de Portaria baixada pelo comandante geral, publicada no Boletim do Comando Geral nº194, de 19 de outubro de 1979. A posse do prédio onde funciona o Núcleo da Companhia se deu em 01 de outubro de 1979.
Com relação à criação da Companhia PM, em 10 de outubro de 1979, ficaram sob sua subordinação os seguintes destacamentos: Porto XV de Novembro, Bataguassu, Anaurilândia, Bataiporã, Ivinhema, Angélica e Ipezal. Em seguida foram criados os destacamentos policiais militares de Amandina e Taquarussu, além da Barreira Policial Militar de Porto Primavera.
No ano de 1990 o núcleo passou a denominar-se 4ª CIPM (Companhia Independente de Policia Militar), em consequência as unidades militares de Ivinhema e Bataguassu foram à condição de 2º e 3º Pelotões respectivamente. O 1º Pelotão passou a ser o efetivo da sede da 4ª CIPM.
Através do Decreto nº 2955, de 22 de março de 1985, o então Governador do Estado Wilson Barbosa Martins declarou como sendo de utilidade pública, para fins de desapropriação, a área correspondente a 10.000 m², onde permanece instalado o Quartel da Policia Militar em Dourados (3º BPM).
No mesmo ano de 1990 a 4ª CIPM passou a denominar-se 3º Batalhão de Policia Militar, através da lei nº 1.085, de 27 de agosto de 1990 cito à R Fernando Ferrari, 610, Vila Industrial, tendo sob sua responsabilidade 04 (quatro) Destacamentos e 02 (dois) Pelotões que abrangem 04 (quatro) municípios: Dourados, Caarapó, Itaporã e Douradina.
Atualmente o 3º BPM é comandado pelo Tenente Coronel QOPM Helbert Davyson Romeiro de Souza e conta com 01 (um) Pelotão destacado, de Itaporã e ainda 05 (cinco) Grupamentos, de Vila Vargas, Vila Formosa, Indápolis, Panambi e Douradina.
As atividades ostensivas e modalidades de policiamento abrangem diversos seguimentos e especialidades operacionais.
Equipes de RP (Radiopatrulhamento) - responsável pelo atendimento de ocorrências de baixo e médio grau de complexidade e a saturação de policiamento ostensivo e preventivo na sua área de atuação.
Equipes de PTran (Policiamento de Trânsito) - responsáveis pelo policiamento ostensivo, preventivo e repressivo de trânsito, fiscalizando veículos e a circulação, prevenindo acidentes e autuando excessos cometidos por usuários das vias.
Equipes GETAM (Grupamento Tático Motorizado) – Responsável pelo policiamento tático com uso de motocicletas e atendimento de ocorrências de media e alta complexidade, atuando como policiamento de cobertura as equipes de Rádio Patrulha.
Equipes Força Tática – Responsáveis pelo policiamento especializado em ocorrências de alta complexidade, primeira intervenção e em conjunto com o GETAM formam uma equipe de policiamento de CHOQUE.
Equipes do GOC (Grupo de Operações com Cães) – Responsável pelo policiamento com cães farejadores que atuam principalmente em apoio a equipes policiais na fronteira do estado, utilizando-se de técnicas especiais com cães para localizar drogas e outros ilícitos.
Equipes de Policiamento Comunitário – Responsável pelo policiamento de aproximação principalmente na reserva indígena de Dourados, atuando juntos as lideranças locais e coibindo os crimes que mais assolam aquela comunidade.
O 3º Batalhão ainda, em ocasiões especificas, torna-se polo de capacitação, instrução e ensino, assumindo a formação de Sargentos, Cabos e Soldados da Policia Militar do MS, atuando com Corpo docente extremamente qualificado e especializado em formação policial.
Comentários