Brasil

Em meio a onda de calor, Dourados entra em alerta de tempestade

Dourados entra em alerta de tempestade entre quarta e quinta-feira - Crédito: Arquivo/Dourados News Dourados entra em alerta de tempestade entre quarta e quinta-feira - Crédito: Arquivo/Dourados News

Em meio a mais uma onda de calor, Dourados entra agora em alerta de tempestade. Conforme divulgado pelo Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) no final da tarde desta quarta-feira (18/10), o aviso tem início às 18h30 e segue até a quinta, às 10h. 

A faixa engloba ainda municípios da região Centro-Sul, Sudeste e Leste do Estado. 

De acordo com o Instituto, existe a possibilidade de chuvas entre 20 e 30 milímetros por hora, podendo chegar a 50 milímetros ao dia, com ventos podendo chegar a 60km/h e queda de granizo. 

A recomendação caso ocorra esses fenômenos é evitar se abrigar sob árvores, diante do risco de queda ou descargas elétricas, além de não estacionar veículos próximos a torres e placas de publicidade. 

Sem chuvas expressivas há nove dias, a tarde desta quarta reservou algumas pancadas em Dourados. Segundo a estação meteorológica da Embrapa Agropecuária do Oeste, foram 0,2 milímetros na cidade. 

A temperatura máxima hoje chegou a 37,5ºC, um pouco menor da registrada na terça-feira, quando os termômetros atingiram 38,5ºC.

Onda de calor

O município também se encontra em nova onda de calor, parecida com aquela registrada no final de setembro, quando ocorreu a temperatura mais elevada do ano, 39,3ºC, no dia 25.

O alerta começou ao meio-dia de ontem e tem validade até 14h do dia 19 de outubro. Nesse período, existe a possibilidade de riscos à saúde diante do aumento da temperatura, podendo alcançar até 5ºC.

Previsão

De acordo com o Ceptec (Centro de Previsão do Tempo e Estudos Climáticos), para quinta-feira os termômetros variam entre 22ºC e 35ºC no município, enquanto na sexta a mínima prevista é de 21ºC e a máxima chega a 32ºC.

A partir de sábado a temperatura tem nova possibilidade de alta, podendo alcançar 36ºC e no domingo (22/10), bate os 37ºC. 
 

Comentários