Um relatório atualizado do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) revelou que Mato Grosso do Sul oculpa o segundo lugar com no País em casos de violência doméstica. São 21,1 vítimas a cada mil mulheres.
De acordo com o levantamento, o Estado abriga 1.337.616 mulheres, sendo que dessas, 28.223,6 são ou já foram vítimas de agressão.
Três das 178 Varas e Juizados da Justiça Estadual são exclusivos para casos de violência doméstica e todos estão localizados na Capital. O CNJ considerou que Dourados e Corumbá são municípios apontados como localidades potenciais para sediar Varas Especializadas no atendimento de casos de violência contra a mulher.
Segundo informações, a Polícia Civil registrou cerca de 1.559 boletins de ocorrência envolvendo crimes contra a mulher, tais como lesão corporal, ameaça e tentativa de feminicídio. São, em média, 5,4 casos por dia.
No dia 9 de março de 2015 a lei de feminicídio entrou em vigor no País e desde então 60 casos aconteceram em territórios sul-mato-grossenses.
Em Dourados, até os primeiros sete meses do ano, uma reportagem do Jornal O PROGRESSO revelou que 557 vítima acionaram a Delegacia de Atendimento Especializado à Mulher para denunciar a violência. Segunda a delegada responsável pela unidade, Paula Oruê, 90% dos casos estão ligados ao consumo de álcool.
Comentários