Tóquio
- Uma das tarefas domésticas mais tediosas está com os dias contados graças ao desenvolvimento da tecnologia japonesa.
A Laundroid, uma máquina capaz de reconhecer os tipos de roupas, separar e dobrar automaticamente, está sendo desenvolvida com a parceria de três grandes companhias, informou o jornal Sankei nesta quinta-feira.
As empresas Panasonic, Daiwa House e a startup Seven Dreamers estão trabalhando no desenvolvimento da máquina do futuro. Além de dobrar as roupas, as empresas pretendem incorporar também uma lavadora e uma secadora no mesmo equipamento.
Por enquanto, a Laundroid tem um braço robótico e utiliza tecnologia de reconhecimento de imagem para distinguir as peças de roupas.
A máquina pode reconhecer camisas, toalhas, calças e até mesmo quatro tipos de saias, dobrando separadamente. O único trabalho do usuário é de inserir as peças no local adequado e esperar até que tudo fique pronto.
Na quarta-feira, um modelo teste da máquina de dobrar foi exibido na feira de exposição Ceatec Japan 2015, que ocorreu na cidade de Chiba.
Com a aparência de um armário, a máquina só exigia que o usuário colocasse a roupa em uma gaveta para iniciar o processo. A máquina de testes suporta até 40 peças de roupas ou peso total de 4,5 quilos . No cronograma definido pelas empresas, a máquina de dobrar deverá ser lançada em 2017. Em 2019, a máquina de lavar e secar será incorporada no equipamento e, em 2020, a estimativa é de que a máquina seja capaz ainda de colocar as roupas dobradas no guarda-roupa.
O presidente da Appliance, Tetsuro Honma, responsável pelos eletrodomésticos da Panasonic, disse que o desenvolvimento da máquina era um grande sonho da companhia.
“Queremos trabalhar duro no desenvolvimento de uma máquina totalmente automática, que possa lavar, secar e dobrar as roupas, pois este era o nosso sonho”, explicou.
Comentários