Dia 2 de novembro é destinado para homenagear familiares e amigos que já morreram
A última quarta-feira (2) foi o feriado do Dia de Finados. A tradição nessa data é a visita a túmulos de entes queridos nos cemitérios para levar flores, velas e rezar em frente às sepulturas. No entanto, esse costume vem perdendo força ao longo dos anos.
A enquete do Campo Grande News perguntou aos leitores se costumam visitar túmulo de entes queridos no Dia de Finados? As respostas à enquete indicaram que 71% dos leitores não costuma. Já 29% dizem que ainda preservam o hábito.
Em relação à origem da data, não há uma informação histórica precisa sobre. No entanto, alguns estudos apontam que a data foi definida no século XI, em uma igreja francesa. Na Abadia de Cluny, eles consideram de grande importância ter uma data para rezar pelos falecidos.
Camila Bairros comentou que não costuma ir aos cemitérios: “Nem em Dia de Finados, nem em outros”. Marco Sousa contou que só visitou uma vez e por um motivo inusitado: “Só pisei num cemitério uma vez, quando meu pai estava vendendo um jazigo de uma família lá”. Cayo Nascimento informou que a família tem o hábito, mas que ele não. “É tradição pelo menos no povo aqui de casa”.
Comentários