O Brasil parou nas últimas semanas. Centenas de milhares de pessoas – de todas as faixas etárias, classes sociais e grau de instrução – foram às ruas das cidades brasileiras fazerem manifestações e protestos.
O movimento foi iniciado em São Paulo, no início do mês, questionando o aumento de R$ 0,20 na tarifa do transporte público. A eclosão dos movimentos, no início da semana que passou, já trazia consigo outros motivos e outras pautas de reivindicações.
Já não era apenas o valor do transporte público. Os manifestantes questionavam a corrupção dos agentes públicos, os gastos com a realização da Copa das Confederações e da Copa do Mundo e, também, a falta de serviços básicos ao cidadão, como a Educação e a Saúde.
Os protestos, via de regra, foram pacíficos – os manifestantes caminhavam pelas ruas das cidades entoando palavras e gritos de ordem. Em todas as manifestações, no entanto, houve excessos e violência, que resultaram em depredações dos patrimônios público e privado, enfrentamento aos policiais e cenas próximas de uma guerra civil.
Participe! – A enquete da semana do site DIÁRIO ITAPORÁ quer saber qual foi o principal recado apresentado nas manifestações populares que paralisaram o Brasil na última semana. Você, nosso leitor/internauta, é o convidado especial para responder e dar a sua opinião. Vote! Participe!
Comentários