Foi assinada a convenção coletiva do trabalho do comércio de Dourados, na manhã desta terça-feira (05), na Aced (Associação Comercial e Empresarial de Dourados). O documento tem validade a partir de 01 de novembro deste ano e contém definições sobre jornadas dos funcionários, intervalos, datas e horários especiais de funcionamento dos estabelecimentos. Definições sobre a abertura das lojas do centro até às 22h, no próximo mês também foram destacadas no documento.
“A partir do dia 10 de dezembro o comércio de rua vai abrir até 22h, o shopping também vai atuar nesse horário e nos feriados também trabalharemos com horários especiais, vamos estar remunerando esse trabalhador, conforme ficou acertado na convenção e nós estaremos aptos a atender todos os nossos fregueses e consumidores seja de Dourados ou da região”, apontou, ao informar que mais detalhes referentes a essas medidas devem ser divulgados nos próximos dias.
A expectativa de movimentação financeira no fim de ano no comércio do município, ainda é avaliada, conforme o Sindicom, mas é esperado um alto incremento financeiro para os lojistas e também para os bares e restaurantes e ainda para o Shopping local, já que o município é polo de compras e entretenimento para as cidades da região.
Quanto a contratação temporária nas lojas locais, Leite é enfático ao citar que o município lida com falta de mão de obra atualmente, o que tem sido motivado por exemplo, pela escolha dos trabalhadores por outros segmentos de trabalho.
“Temos muitas vagas, mas incrivelmente os cargos fixos ainda não foram preenchidos. Dourados registra a falta de mão de obra atualmente. O comércio geralmente é a porta de entrada para o serviço, mas temos também muitas empresas estabelecidas na cidade e essas estão competindo nessa captação de mão de obra”, citou.
O presidente da Aced, Paulo Campione, destacou a interação entre as entidades para traçar o acordo, levando em conta as perspectivas dos trabalhadores e do comércio e destacou o 'diálogo' como fundamental.
Comentários