Se você estiver REALMENTE fazendo sua parte, o problema pode ser um só... A balança! Uma rotina regular de treino e dieta tem influência direta na perda de gordura e no aumento da massa muscular. Durante esse processo de melhoria da composição corporal, seu peso na balança pode ficar estável ou até mesmo aumentar. É aí que está o problema...
Como essa mudança de composição corporal não é avaliada nem levada em consideração na hora de se pesar, restam como referência apenas os números. Se o peso sobe é porque engordou, se o peso diminui é porque emagreceu. Uma avaliação pobre e perigosamente frustrante, afinal, para quem está se esforçando e fazendo sacrifícios no treino e na dieta, a maior recompensa vem dos resultados positivos, e quando esses não acontecem, ou ainda pior, parecem não acontecer, o aluno pode acabar desmotivado a ponto de abandonar tudo, com a sensação de que todo aquele esforço não está valendo a pena!
Sempre recomendo as minhas alunas que analisem seu progresso utilizando dados mais reais... Aquela calça que entrava apertada e que agora fica folgada na cintura, seus amigos dizendo q você emagreceu, e o melhor deles... O espelho!
Saber avaliar seu progresso é fundamental para manter-se motivado! Deixe a balança de lado, preocupe-se em fazer a sua parte e valorize mais as respostas do seu corpo!
Comentários