O Sebrae disponibiliza a partir de hoje (15), aos acadêmicos do Brasil, o Desafio Universitário Empreendedor, ferramenta que integra as diferentes soluções da instituição a quem está se preparando para entrar no mercado de trabalho.
A fórmula substitui o antigo Desafio Sebrae, jogo simulador de negócios que durante 13 anos superou a marca de um milhão de estudantes participantes; somente na edição passada, no Mato Grosso do Sul, mais de 1.700 acadêmicos se inscreveram. Aqueles que participaram do extinto formato, podem competir novamente neste ano.
Estruturado em forma de competição, a competição conta com um site – clique aqui – no qual os interessados podem se cadastrar gratuitamente, em qualquer período do ano, desde que declarem estar matriculados regularmente em qualquer curso de graduação de instituição de ensino credenciada pelo Ministério da Educação.
São dez jogos gratuitos na internet, além de cursos (muitos deles sem custos); disciplina que ensina conceitos de empreendedorismo dentro da Universidade e bate-papo com especialistas, que irão passar noções de marketing, fluxo de caixa, recursos humanos e liderança.
Os games foram selecionados por meio de concurso promovido este ano pelo Sebrae para escolher aplicativos com temas de gestão empresarial para o público universitário. Para aqueles que não têm internet à disposição, é possível baixar os jogos e depois, quando conectar, atualizar os pontos marcados, os cursos feitos e também interagir na plataforma.
Contabilizando os pontos
Com os jogos, é possível acumular 1 milhão de pontos – cada game contribui com até 100 mil pontos. Já o curso de empreendedorismo na própria universidade rende outros 100 mil. Com o Papo de Negócios, uma conferência com especialistas transmitida via internet, o aluno pode acumular 20 mil pontos em cada evento – são feitos dois por ano, voltados à competição.
Os cursos de educação a distância oferecidos pelo Sebrae têm um limite de até dez cursos em um ano e também podem somar até 100 mil pontos. As atividades presenciais ofertadas, como o seminário Empretec, por exemplo, não possuem limite de pontuação e cada um tem valor diferente, pois a carga horária e os objetivos não são iguais. Quem acumular mais pontos será o vencedor.
Prêmios
Os três primeiros colocados de cada unidade da federação receberão um smartphone, um kit estudante e um troféu; além de participarem da final nacional que será disputada presencialmente, em equipe, formada pelos três finalistas de cada estado. Os estudantes participam de atividades em que terão que lidar com situações de convivência, administração do tempo para cumprir os prazos e tomar decisões gerenciais que definirão o sucesso da empresa. Para os cem melhores pontuados nacionalmente, haverá distribuição de brindes.
Os prêmios para os três primeiros lugares nacionais são um tablet, uma viagem internacional de até dez dias a um centro de referência mundial em empreendedorismo e um troféu. Os vencedores conhecerão universidades, instituições de fomento e empreendimentos locais.
Na nova disputa, a instituição de ensino e os professores também ganharão prêmios pelo número de indicações que receberem online dos alunos. Os locais da final nacional e da viagem-prêmio serão revelados durante a disputa.
Comentários