Brasil

Exército abre licitação de quase 1 milhão para equipar "Força Pantanal"

Edital prevê R$ 996 mil para adquirir centenas de algemas, coldres e porta-carregadores de fuzil e pistola

Equipamentos serão distribuídos para militares de quatro municípios do Estado (Foto: Divulgação/9º BEC) Equipamentos serão distribuídos para militares de quatro municípios do Estado (Foto: Divulgação/9º BEC)

O 20º RCB (Regimento de Cavalaria Blindado), de Campo Grande,  abriu licitação para adquirir até R$ 996,2 mil em “material de Garantia da Lei e da Ordem”.

Segundo edital, os itens devem equipar a Forpan (Força Pantanal), tropa que pode ser mobilizada para ação imediata em qualquer lugar do País, como a Força Nacional.

Entre os equipamentos licitados estão centenas de algemas, coldres, porta-carregadores de fuzil e de pistola, bandoleiras, lanternas, apitos e até cones e bastões sinalizadores.

O edital prevê a distribuição do material para destacamento militares de Campo Grande, Aquidauana, Dourados e Nioaque.

Em documentos de licitação, o 20º RCB destaca que os materiais serão adquiridos à medida que há necessidade e recursos disponíveis.

GLO - Ações de Garantia da Lei e da Ordem (GLO) são decretadas exclusivamente por ordem presidencial, com ou sem a anuência de governadores ou demais autoridades.

O ato é invocado quando há esgotamento das forças tradicionais de segurança pública em graves situações de perturbação pública.

A GLO dá aos militares poder de polícia e foi decretada durante a Copa do Mundo de 2014, quando o Exército tomou favelas cariocas, e também em 2017, após atos de vandalismo em prédios na Esplanada dos Ministérios, em Brasília (DF).

Comentários