As obras da pista do Aeroporto Regional Francisco Matos Pereira, em Dourados, serão entregues em novembro para abertura parcial do local. A confirmação é do coronel Carlos Alexandre Bastos Vasconcellos, do 9º Batalhão de Engenharia e Construção do Exército Brasileiro, responsável pelos trabalhos.
Após esse período, serão realizados os tramites burocráticos para homologação do espaço e só então será possível o retorno dos voos.
De acordo com Vasconcelos, apenas no domingo (18/9) foram realizadas várias frentes de serviço e lançados em 580 metros da pista de pouso e decolagem, 250 toneladas de asfalto.
Retomada dos voos
Após a entrega parcial da pista, outras etapas serão realizadas para que o local possa receber as aeronaves.
As vistorias dos órgãos atuantes na segurança da aviação civil ainda não têm prazo para acontecer, porém, existe a expectativa por parte do município para que a retomada das operações aconteça até o início de 2023.
Ainda conforme o chefe do Executivo municipal, as duas empresas aéreas que atendiam a região – Azul e Gol -, já informaram que continuarão operando em Dourados após a liberação.
Outra empresa aérea também demonstrou interesse em atuar na cidade, trata-se da Latam, conforme apurado pelo Dourados News.
Suspensos
Os voos na maior cidade do interior sul-mato-grossense estão suspensos desde 1º de maio do ano passado, quando teve início as obras de melhoria na pista de pousos e decolagens.
Com isso, os passageiros da região precisam se deslocar até Campo Grande ou Ponta Porã para realizar viagens a outros destinos.
Após o retorno dos voos, existe a previsão da construção do novo terminal de passageiros, que será construído em outro espaço, não afetando a operação do Francisco de Matos Pereira durante o período. O projeto estrutural já foi licitado e deve ser apresentado em breve.
Legenda foto interna - Trabalhos de pavimentação continuam na pista do aeroporto de Dourados - Divulgação
Comentários