O homem de 60 anos que testou positivo para o coronavírus na tarde desta quarta-feira (1/4), em Dourados, é marido da mulher de 52 anos confirmada com a doença pela SES (Secretaria de Estado de Saúde) na tarde de sábado (28/3).
Eles estavam em viagem e passaram por São Paulo e cidades do Nordeste desde o dia 4 de março, retornando no dia 15 do mesmo mês, segundo o Comitê de Gerenciamento de Crise do Coronavírus no município.
De acordo com boletim divulgado pelo farmacêutico Emerson Eduardo Correa, do Núcleo de Vigilância em Saúde, o paciente encontra-se internado em um hospital da cidade em estado grave.
No primeiro exame feito no paciente, o resultado apontou negativo para o coronavírus, porém, teste sorológico realizado ontem devido aos aparentes sintomas, testou positivo.
Ainda segundo o servidor do Núcleo, é provável que ambos tenham mantido contato com outras pessoas após o desembarque. Familiares foram orientados a manter a quarentena.
“O paciente positivo é contato sim [da mulher confirmada com o coronavírus no sábado]. Os familiares estão orientados a manter a quarentena e os demais contatos, caso apresente algum sintoma, vão nos procurar para que possamos fazer esses exames. Mas, só é rastreado quando ele é sintomático respiratório. Posso ter contato com algum rastreado positivo, mas não apresento nada, então é desnecessário a busca por exames”, disse em coletiva online realizada nesta tarde.
De acordo com o Comitê de Gerenciamento, até o momento são 61 casos notificados de coronavírus no município, com sete em investigação e quatro confirmados.
Do total, 46, seis e três são de moradores em Dourados, enquanto 15 testes realizados, um suspeito e outro positivo, de pessoas de fora que vieram para atendimento.
Outros 45 foram descartados pelo Lacen (Laboratório Central) e cinco excluídos. Uma idosa de 64 anos, moradora em Batayporã, morreu na manhã de ontem (31/3).
Ela foi internada no Hospital da Cassems, em Dourados, na sexta-feira passada com o quadro positivo para o coronavírus.
Comentários