JARAGUARI

Fazendeiro é multado em mais de R$ 20 mil por incêndio e exploração ilegal de madeira

No local foram apreendidos 67,10 m³ de madeira - Crédito: Divulgação PMA No local foram apreendidos 67,10 m³ de madeira - Crédito: Divulgação PMA

Na quarta-feira (15), o proprietário de uma fazenda, localizada no município de Jaraguari, foi autuado em R$20.130,00, após a Polícia Militar Ambiental (PMA) receber uma denúncia de que na propriedade estaria ocorrendo a derrubada de árvores e que a madeira estaria sendo enterrada, para burlar a fiscalização.  

Porém, a PMA verificou que o fazendeiro efetuou a queima de material lenhoso proveniente do desmatamento, o que não é permitido na licença. O funcionário afirmou que o proprietário teria a licença e os policiais mandaram que ele deixasse no local, dando o prazo até esta quarta-feira (15).

Entretanto, a PMA verificou que não havia a tal licença, nem da queima da galhada, para a qual normalmente se permite com a devida autorização. De acordo com informações da polícia militar ambiental, as autorizações para derrubada de árvores são emitidas através de solicitação, exatamente para o aproveitamento da madeira, dessa forma, jamais se pode queimar material lenhoso aproveitável. Isso acontece, porque muitos queimam as madeiras de baixo custo comercial, para liberar logo à terra para o cultivo.

Dessa forma, além de não ter licença da queima, a licença da exploração da madeira perde o valor, por ele não estar cumprindo as condicionantes. No local foram apreendidos 67,10 m³ de madeira. O infrator, 51, residente em Maracaju, foi autuado administrativamente e multado pelas infrações. Ele também responderá por crime ambiental, com pena prevista de seis meses a um ano de detenção.

 

Comentários