DOURADOS

Festa do Peixe consolida projeto de incentivo a produtores

Foto: Aparecido Frota Foto: Aparecido Frota

Um projeto que vem sendo estudado há cerca de dez anos, considerando as condições favoráveis em termos geográficos e climatológicos, o Projeto Peixe avançou mais um passo nesta nesta quinta-feira (29), e passa a contemplar um grupo de 25 produtores, com ações integradas de técnicos da Agraer, Secretarias de Agricultura e Desenvolvimento do Município, Universidade Federal da Grande Dourados e segmentos envolvidos.

A entrega simbólica do kit contendo ração para alevinos ao produtor Ramão Chaves, do Travessão Laranja Lima, na área rural de Dourados, marcou essa realização, durante a abertura oficial da 14ª. Festa do Peixe, que acontece até sábado (31) no parque ‘Primo Fioravante Vicente’, do Córrego Rego D’Água. “Estamos contentes, porque agora sabemos que temos um apoio real e que vai nos ajudar a produzir mais e com melhor qualidade”, agradeceu Chaves.

“Para nós, esse é um momento de extrema felicidade, fazer parte de um projeto que desenvolvemos há dez anos coloca, na prática, o papel da universidade, de contribuir com o desenvolvimento de novas técnicas de incentivo à produção, de ajudar à população, no centro dessa questão”, retribuiu a pesquisadora da Faculdade de Engenharia de Aquicultura da UFGD, Fabiane Cavichiolo. “Agora vocês tem uma ferramenta para aprender a pescar mesmo, sair da dependência”, comparou ela com a abertura do evento organizado pela Prefeitura, reconhecendo também os trabalhos realizados pelos acadêmicos da Universidade e parceiros do projeto.

O secretário municipal de Agricultura Familiar, Marcos Roberto dos Santos, agradeceu o empenho das equipes da Agraer, o trabalho conduzido pela professora Fabiane da UFGD e disse que essa ação com 25 produtores de peixe da região resgata compromisso firmado logo nos primeiros dias de mandato da prefeita Délia Razuk.

Representando o governador Reinaldo Azambuja na abertura da Festa, o coordenador regional da Agraer (Agência estadual de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural), Flávio Oliveira, disse que a cadeia produtiva do peixe é decisiva na região. “Dourados, pelas condições climáticas adequadas, está no centro dessa atividade produtiva e a Agraer tem orgulho de estar presente, aqui, desde quando foi realizada a primeira festa, encabeçada por nós, e que hoje se transformou nesse sucesso”, cumprimentou o coordenador.

A secretária municipal de Desenvolvimento, Rose Ane Vieira, coordenadora geral da 14a. Festa do Peixe, citou o envolvimento de todas as demais pastas e do conjunto da Administração, para chegar a esse dia. “Temos bons motivos para comemorar uma festa consolidada, e que, desde o ano passado, passou a fazer parte do calendario nacional do turismo. Isso coloca Dourados em um patamar elevado na cadeia produtiva e no turismo de negócios e de entretenimento”, disse.

Rose Ane destacou ainda as parcerias com o Governo do Estado, a UFGD e a Unigran, presentes no parque e a cooperação da Sanesul, Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços, Escritório Federal da Aquicultura e Pesca, da APOMS (Associação dos Produtores Orgânicos de Mato Grosso do Sul), Guarda Municipal e Polícia Militar Ambidental, além da participação efetiva dos alunos da Guarda Mirim de Dourados durante a Festa.

Além dos torneios de pesca, que acontecem ainda nesta quinta e na sexta-feira (30), será realizada a 2a. Corrida do Peixe, com largada neste sábado (31) às 16h30, do parque ‘Antenor Martins’, no Jardim Flórida e chegada no parque do Rego D’Água.

Comentários