Fonte: douradosagora /Renan Nucci
Pesquisa realizada entre 14 e 20 de abril pela Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), aponta que no Mato Grosso do Sul, assim como em outros 24 Estados brasileiros, a gasolina tem o melhor custo benefício se comparada com o álcool, mesmo com a alta registradas no últimos. Apesar de ser mais barato, o álcool é consumido mais rápido por motores flex.
Ontem, o ministro da Fazenda, Guido Mantega, anunciou medidas para estimular a produção do etanol no país. A partir do mês que vem, a gasolina passará a contar com 25% do derivado da cana em sua composição, e não apenas 20% (como atualmente). A alíquota do PIS/Cofins sobre o etanol também será zerada.
A nova fórmula certamente deixará menor o custo de produção da gasolina. Entretanto, nada garante que o preço do produto diminuirá para o consumidor final. O objetivo da manobra do governo é dar margens para as indústrias produzirem mais. Por enquanto, a gasolina só não é a melhor opção nos Estados de Goiás e Mato Grosso.
Comentários