PROSSEGUIR

Governo atualiza mapa da Covid e Dourados volta para "bandeira vermelha"

Dourados e outras 14 cidades pioraram seus níveis de risco - Crédito: Hedio Fazan/Dourados News Dourados e outras 14 cidades pioraram seus níveis de risco - Crédito: Hedio Fazan/Dourados News

O novo mapa situacional do coronavírus (Covid-19) em Mato Grosso do Sul divulgado nesta quinta-feira (24) atribui a Dourados a bandeira vermelha, de grau de risco considerado alto. 

O estudo faz parte das atividades do Prosseguir (Programa de Saúde e Segurança da Economia), do Governo do Estado. 

Na atualização anterior do mapa estadual, Dourados havia sido classificado com a bandeira laranja, melhorando sua faixa de risco na comparação com o final do mês de agosto.  

O secretário de Estado de Governo e Gestão Estratégica, Eduardo Riedel, chamou a atenção para o agravamento da situação de vários municípios nas avaliações que acontecem a cada duas semanas. 

Além de Dourados, outros 14 municípios tiveram piora na classificação de níveis de risco no mapa da Covid, 33 municípios mantiveram seu grau de risco, 31 melhoraram. Ponta Porã, Amambai, Maracaju e Antônio João, cidades que ficam próximas de Dourados, também estão com a bandeira vermelha.  

“Observamos que a epidemia ainda está muito forte. À primeira vista, pode parecer que existe uma melhora, mas tivemos 15 municípios que pioraram seu grau de risco, por isso temos que tomar muito cuidado com as atitudes e manter um olhar atento não somente à estruturação da saúde, mas, principalmente, ao comportamento individual já amplamente divulgado”, destacou Eduardo Riedel.

Como é possível observar no mapa, 18 municípios estão atualmente na faixa de risco tolerável (amarela), 46 municípios no grau médio (bandeira laranja) e 15 no grau de risco alto (bandeira vermelha). O Estado não tem nenhuma cidade nas faixas de risco baixo (bandeira verde) ou extremo (bandeira cinza).  

Para gerar essa classificação, o programa avalia indicadores municipais relacionados à, por exemplo, disponibilidade de leitos de UTI, busca por contatos de casos confirmados, redução da mortalidade por Covid-19, disponibilidade de testes, incidência na população indígena, redução de novos casos, entre outros.  

O boletim epidemiológico do Comitê de Gerenciamento de Crise do Coronavírus desta quinta-feira traz 72 novos casos em Dourados, com número total de infectados desde o início da pandemia em 7.012, recuperados 6.216 e 92 óbitos. 

Estão em isolamento domiciliar em Dourados, 680 pessoas, 40 pacientes estão internados em hospitais públicos e privados da cidade, sendo 12 em enfermaria e 28 em UTI (Unidade de Terapia Intensiva). 

Comentários