O governo quer incentivar a vacinação de alunos dentro de todas as escolas brasileiras. Hoje já existem campanhas que imunizam contra HPV e meningite C, cujo o público-alvo são adolescentes. O objetivo agora é expandir a ação nas escolas de todo o calendário infantil que inclui 19 vacinas diferentes.
A medida é uma das ações do Programa Saúde na Escola assinado na manhã desta terça-feira (25) pelos ministro da saúde, Ricardo Barros, e da educação, Mendonça Filho.
Segundo Barros, os professores serão vacinados contra a gripe H1N1 a partir do dia 4 de maio. "Será um efeito demonstração para que as crianças se acostumem com essa prática nas escolas", diz.
O ministro explicou que a vacinação nos alunos será feita a partir de um planejamento com as unidades de saúde locais. Cada escola, inclusive, poderá ter demandas diferentes. "Vamos ampliar muito a cobertura e melhorar a imunização. [...] O programa representa um conjunto de ações que vai aproveitar melhor os recursos públicos."
Recursos
O governo prevê disponibilizar R$ 89 milhões para o programa. Para receber o recurso, o município terá de apresentar um plano de ação para desenvolver 12 temas ligados à saúde nas escolas. Entre eles estão o combate da obesidade infantil com ações que preveem pesar as crianças maiores pelo menos uma vez por ano, além de atividades para promover a saúde, bucal, auditiva, ocular, e prevenir violência e acidentes.
O prazo de adesão dos municípios ocorre entre os dias 2 de maio até 14 de junho.
Comentários