O Governo de Mato Grosso do Sul irá destinar pouco mais de R$ 870 mil para obras de recuperação de trecho na avenida Presidente Vargas, em Dourados. O recurso foi anunciado nesta quarta-feira, dia 15 de maio, pelo deputado Marçal Filho. “Me reuni ontem [terça] com os secretários Murilo Zauith (Infraestrutura) e Eduardo Riedel (Governo) que garantiram a disponibilização da verba”, disse o deputado ao ocupar a tribuna na Assembleia Legislativa.
A avenida está interditada desde o dia 2 abril depois de desmoronamento subterrâneo de tubulação de água por onde passa o Córrego Laranja Doce. A Presidente Vargas é uma das principais entradas da cidade para quem chega de Itaporã e Campo Grande. Conforme Marçal Filho, uma ordem para assinatura de liberação do recurso será feita ainda esta semana.
“Vai depender agora da Prefeitura, pois o recurso será liberado na medida em que as execuções de serviços forem avançando”, explicou o deputado. Será a administração municipal de Dourados a responsável pela confecção do projeto e restauração da avenida. Uma cratera de 10 metros de diâmetro impede o trânsito no local.
O deputado já havia mostrado preocupação com o caso e chegou a requerer à prefeitura uma vistoria de todas as ruas por onde passa o córrego Laranja Doce, região norte da cidade. O parlamentar sugeriu que a equipe técnica de engenharia da administração municipal realize um grande trabalho de fiscalização para identificar as reais condições das demais ruas por onde passa o córrego.
A avenida Hayel Bon Faker, de bastante fluxo e que liga o centro a bairros como jardim Europa, BNH 3º Plano e região, é uma das vias que, conforme Marçal Filho, pode estar comprometida. “Somente uma avaliação técnica para confirmar se realmente está em boa condição. Não podemos esperar que aconteça uma tragédia para somente depois tomar providência”, afirma o parlamentar.
Com o fechamento da avenida Presidente Vargas e consequentemente a execução de obras no local, todo o trânsito da MS-156, para quem chega em Dourados, foi desviado para as ruas Hayel Bon Faker e Albino Torraca.
Comentários