Serão dois dias de eventos com exibição de curtas nacionais e internacionais, para todas as idades
O Dia Internacional da Animação (DIA) é uma Mostra de curtas-metragens de desenhos animados nacionais e internacionais. As exibições ocorrem em cidades de todo o Brasil, tendo sua exibição principal no dia 28 de outubro, com entrada franca. Em Campo Grande, a sessão acontece no Teatro de Arena do Horto Florestal, na sexta-feira (28), a partir das 19h30, voltada para adolescentes e adultos. No sábado (29), é a vez dos pequenos assistirem filmes, com a mostra infantil que será no Núcleo Humanitário da Nhanhá, a partir das 18h.
O evento é realizado desde 2004 para todas as idades. Depois de dois anos com exibições online em razão da pandemia de covid, o evento retorna ao formato tradicional com exibições presenciais em mais de 100 cidades em todas as regiões do Brasil!
A data foi escolhida porque no dia 28 de outubro de 1892, Charles-Émile Reynaud realizou a primeira projeção pública de imagens animadas do mundo, exibindo o filme Pauvre Pierrot, no Museu Grévin, em Paris-França.
Em Campo Grande o evento é realizado pelo coletivo Transcine – Cinema em Trânsito, sob coordenação da cineasta Mariana Sena, e conta com apoio da Sectur (Secretaria Municipal de Cutlura e Turismo) e do Núcleo Humanitário da Nhanhá.
Dia 28/10
Na sexta, serão exibidos os curtas das mostras Nacional e Internacional. Na mostra nacional serão exibidos: Quando os Morcegos se Calam, de Fábio Lignini; (Ovo), de Mônica Moura; Cadim, de Luiza Pugliesi Villaça; Solitude, de Tami Martins; ErêKauã, de Paulo Accioly; Íris, de Sofia Travassos; Quando a Chuva Vem?, de Jefferson Batista; Um Artista da Fome, de Moisés Pantolfi; Tá foda, de Aline Golart, Denis Souza, Fernanda Maciel, Icaro Castello, Ligia Torres e Victoria Sugar; e Coelhitos e Gambazitas, de Thomas Larson.
Na mostra internacional serão exibidos: Cantar com Sentido, Uma Biografía de Violeta Parra, de Leonardo Beltrán; Signs, de Dustin Rees; Tough, de Jeniffer Zheng; Estou, de Pedro Martins; Kockpera, de Kata Gugic; e O Peculiar Crime do Estranho Sr. Jacinto, de Bruno Caetano.
Dia 29/10
No sábado haverá a mostra infantil, onde serão exibidos: Curta Diferenças, de Lisandro Santos; O Papagaio e a Pipa, de Tiago Mal; O Templo do Rei, de Verônica Cabral; Flamlet, dos alunos nível 1 do Estúdio Escola de Animação; Aquarelado, de Elisa Guimarães; Shazem!, de Maiara Araújo; Mind Duck, de Lilly Nogami; ErêKauã, de Paulo Accioly; Sai de Baixo (Pixelito episódio 02), de André Placitte; Aurora – a Rua que Queria ser um Rio, de Radhi Meron.
Locais de exibição: O Teatro de Arena do Horto Florestal fica na avenida Fábio Zahran, 316, Centro, e o Núcleo Humanitário da Nhanhá está localizado na rua do Comércio, 149, no Jardim Nhanhá.
Acompanhe o Lado B no Instagram @ladobcgoficial, Facebook e Twitter. Tem pauta para sugerir? Mande nas redes sociais ou no Direto das Ruas através do WhatsApp (67) 99669-9563 (chame aqui).
Comentários