Brasil

I Festival Universitário de Arte e Cultura encerra inscrições

Foto: Reprodução Foto: Reprodução

Terminam nesta terça-feira, dia 26 de março, as inscrições para o primeiro Festival Universitário de Arte e Cultura da UEMS (Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul), que tem como proposta a promoção, reconhecimento, celebração e circulação das mais variadas manifestações artísticas e culturais presentes em nossas quinze unidades universitárias. A ideia da seletiva é abrir espaço para a comunhão e trocas entre a comunidade acadêmica, e a participação de todos será imprescindível para o sucesso do processo.

Na primeira etapa do Festival, programada para acontecer no período de 02 a 08 de abril, em todas as unidades da Universidade, discentes, docentes e servidores técnico-administrativos, além de colaboradores terceirizados participarão de uma seletiva de propostas artísticas e culturais em diversas modalidades.

As apresentações serão avaliadas por uma comissão e os discentes poderão através de voto popular também contribuir na escolha das melhores apresentações e/ou da melhor forma de organização de acordo com casa unidade dentro da etapa seletiva do PROINCA. Será escolhida ao menos uma apresentação/performance por unidade para etapa final, a depender do número de inscritos.

As propostas selecionadas receberão, além da consultoria artística da DCULT/PROEC/UEMS para aprimoramento e estudos, uma premiação em dinheiro e troféu na etapa final do processo, que ocorrerá no segundo semestre de 2024, com a possibilidade de participação somente dos selecionados na primeira etapa.

Inscrições

As inscrições poderão ser feitas de modo individual, dupla, trio, grupos ou coletivos de até seis pessoas em cada modalidade. Todos do grupo deverão ter vínculo com a UEMS, sendo técnico, docente, discente ou terceirizado. O acadêmico, docente, técnico ou terceirizado poderá se inscrever em até duas apresentações na seletiva, desde que não seja na mesma área ou linguagem/modalidade.

Já na segunda etapa, prevista para os meses de maio a julho, também em todas as unidades, acontecerão as ações formativas e de aprimoramento artístico, sendo ofertado para os artistas selecionados consultoria artística e espaço para ensaio e aprimoramento de sua apresentação/performance.

Na última etapa do Festival, prevista para os dias 13 e 14 de setembro de 2024, em Dourados-MS, serão conhecidas as apresentações mais bem avaliadas na etapa de seletiva. E é neste período que será novamente aberta votação para a escolha da melhor apresentação e/ou performance artística em cada modalidade de participação, sendo as vencedoras premiadas em suas respectivas linguagens artísticas.

Comentários