Nesta terça-feira (17), durante trabalho informativo dentro da Operação Prolepse, a Polícia Militar Ambiental recebeu denúncias de exploração ilegal de madeira em uma propriedade rural, localizada a 230 km de Porto Murtinho (MS).
Segundo informações policiais, os militares encontraram 11 árvores derrubadas das espécies aroeira, ipê e angico, que estavam sendo desdobradas em estacas, mourões e palanques para cerca, na área protegida de reserva legal da propriedade.
Uma motosserra que era utilizada na exploração ilegal no momento da chegada da equipe foi apreendida, juntamente com a madeira. O aparelho não possuía a Licença de Porte e Uso (LPU), o que por si só, caracteriza-se como crime também.
Diante dos fatos, o infrator de 59 anos, residente em Porto Murtinho, foi autuado e multado em R$ 4.300,00, por exploração de madeira ilegalmente em área protegida por lei e por uso de motosserra ilegal.
O homem deve responder pelos dois crimes ambientais, que têm penas previstas de três meses a um ano de detenção, cada um.
Comentários