Brasil

Inmet alerta de perigo para tempestade

Inmet emitiu alerta de perigo de tempestade para Dourados e boa parte de MS - Crédito: Hedio Fazan/Dourados News Inmet emitiu alerta de perigo de tempestade para Dourados e boa parte de MS - Crédito: Hedio Fazan/Dourados News

Alerta emitido pelo Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) coloca Dourados e municípios da região Oeste e Centro-Sul de Mato Grosso do Sul em faixa de alerta de tempestade de grau de severidade considerado perigoso. 

Com início às 10h desta segunda-feira (10/10), o aviso tem duração até 11h de terça. 

Conforme o Instituto, existe a possibilidade de chuvas entre 30 e 60 milímetros por hora ou 50 a 100mm ao dia, com ventos intensos variando entre 60km/h e podendo chegar a 100km/h. 

Também há risco de corte de fornecimento de energia elétrica, estragos em plantações, queda de árvores, granizo e possibilidade de alagamentos. 

De acordo com a estação meteorológica da Embrapa, Dourados registrou máxima de 26,6ºC nesta segunda. A mínima do dia apontou 17,9ºC. 

A previsão para a terça-feira (11/10), segundo o Ceptec (Centro de Previsão do Tempo e Estudos Climáticos), é de chuva durante todo o dia. 

Os termômetros devem variar entre 18ºC e 24ºC, enquanto na quarta fica entre 17ºC e 23ºC, também com possibilidade de precipitação pluviométrica a todo instante. 

Nos casos de tempestade, como o alerta emitido hoje, o Inmet faz algumas orientações, como não se abrigar sob árvores, pois há risco de quedas e descargas elétricas, não estacionar veículos próximos a placas ou linhas de transmissão, desligar aparelhos elétricos e quadro geral de energia. 

Em caso de urgência, os telefones da Defesa Civil e do Corpo de Bombeiros são 199 e 193, respectivamente. 


 

Comentários