O Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) divulgou no final da manhã desta terça-feira (3) um aviso de “perigo potencial de tempestade” válido para quase todos os municípios de Mato Grosso do Sul até as 9h30 desta quarta-feira (4).
Segundo o Instituto, ao todo, 72 cidades do Estado correm risco de receber chuvas de 20 a 30 milímetros por hora além de ventos que podem chegar a 60km/h.
Segundo o site Climatempo as chances de chuva para o período da tarde e da noite desta terça-feira (3) em Dourados é de 90%, mas uma quantidade total de 25 milímetros.
A faixa que cobre os municípios com risco de tempestade deixa de fora apenas sete municípios localizados no extremo sul de Mato Grosso do Sul.
Além de Dourados, os municípios que estão na lista de alerta do Inmet divulgado hoje são: Alcinópolis, Amambai, Anastácio, Anaurilândia, Angélica, Antônio João, Aparecida do Taboado, Aquidauana, Aral Moreira, Bandeirantes, Bataguassu, Batayporã, Bodoquena, Bonito, Brasilândia, Caarapó, Camapuã, Campo Grande, Cassilândia, Chapadão do Sul, Corguinho, Coronel Sapucaia, Corumbá, Costa Rica, Coxim, Deodápolis, Dois Irmãos do Buriti, Douradina, Figueirão, Fátima do Sul, Glória de Dourados, Guia Lopes da Laguna, Iguatemi, Inocência, Itaporã, Itaquiraí, Ivinhema, Jaraguari, Jardim, Jateí, Juti, Ladário, Laguna Carapã, Maracaju, Miranda, Naviraí, Nioaque, Nova Alvorada do Sul, Nova Andradina, Novo Horizonte do Sul, Paranaíba, Paraíso das Águas, Pedro Gomes, Ponta Porã, Porto Murtinho, Ribas do Rio Pardo, Rio Brilhante, Rio Negro, Rio Verde de Mato Grosso, Rochedo, Santa Rita do Pardo, Selvíria, Sidrolândia, Sonora, São Gabriel do Oeste, Tacuru, Taquarussu, Terenos, Três Lagoas, Vicentina e Água Clara.
O Inmet orienta que os moradores dos municípios eventualmente atingidos pelas tempestades evitem usar aparelhos eletrônicos ligados a tomadas, nem se abriguem debaixo de árvores, ou estacionem veículos próximo a torres e placas de propaganda. Apesar de tais riscos, é considerado baixo o risco de corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de galhos de árvores e de alagamentos.
Comentários