Brasil

Inscrição de candidatos ao Colegiado do IFMS vai até amanhã

O Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) recebe até o próximo dia 16 inscrições de estudantes e servidores que desejam se candidatar a membros do Conselho Superior (Cosup) durante o biênio 2024-2025.

Podem participar docentes e técnicos-administrativos do quadro de pessoal ativo permanente da instituição. Já os estudantes devem ser maiores de idade e estarem regularmente matriculados em curso técnico, de graduação ou de pós-graduação, ofertado presencialmente ou a distância.

Os interessados devem se inscrever pela Página do Candidato da Central de Seleção.

O Cosup é o órgão colegiado máximo do IFMS e tem como finalidade colaborar para o aprimoramento do processo educacional e zelar pela correta execução das políticas da instituição. Compete ao Conselho deliberar sobre a normatização, execução e avaliação das políticas institucionais.

Também está aberto o prazo para candidatos da categoria Egresso (ex-estudante do IFMS). A inscrição, neste caso, é por meio de formulário on-line e tem prazo máximo de 27 de outubro.

O mesmo prazo é válido para inscrições da categoria Sociedade Civil, as quais devem ser feitas por meio de preenchimento de formulário on-line e envio de ofício.

Para a nova composição, foram publicados três editais com todas as regras:

Edital nº 075/2023 - Categorias Discente, Docente e Técnico-administrativo

Edital nº 076/2023 - Categoria Estudante Egresso (ex-aluno)

Edital nº 077/2023 - Categoria Sociedade Civil

Representação - Serão eleitos 12 novos conselheiros das categorias discente, docente e técnico-administrativo, sendo quatro representantes de cada segmento, além de seus respectivos suplentes, conforme as regras estabelecidas pelo Edital nº 75/2023.

A escolha será feita por uma eleição com voto direto, na qual cada membro da comunidade escolar poderá votar em um de seus pares inscritos.

Na categoria egressos, serão escolhidos dois titulares e seus respectivos suplentes, sendo um do nível médio e um da educação superior. Serão escolhidas, ainda, seis instituições que representem a sociedade civil, sendo duas de cada segmento: entidade patronal, entidade dos trabalhadores, e setor público e/ou empresas estatais.

O processo se dará por indicação, dentre a lista de inscritos, feita após análise das candidaturas pela Presidência do Conselho Superior.

Comentários