Brasil

Instituto alerta para umidade do ar próxima dos 20% em todo Estado

Com tempo seco, cuidado para evitar queimadas e, assim, agravar problemas respiratórios deve ser redobrado

Focos de queimada em terreno na Capital; umidade do ar baixa pode contribuir com fogo (Foto: Kísie Ainoã/Arquivo) Focos de queimada em terreno na Capital; umidade do ar baixa pode contribuir com fogo (Foto: Kísie Ainoã/Arquivo)

O Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) emitiu alerta para umidade do ar entre 30% e 20% para todos os municípios de Mato Grosso do Sul nesta quinta-feira (23). O aviso é de perigo potencial, nível 2 em uma escala de 1 a 4 em grau de severidade.

O ideal considerado pela OMS (Organização Mundial de Saúde) é que a umidade relativa do ar fique acima de 40%.

O alerta do Inmet é válido até 15h de hoje. No período, o instituto recomenda ingerir bastante líquido e evitar desgaste físico e exposição ao sol nas horas mais quentes e secas do dia.

O tempo seco pode favorecer queimadas. Em tempos de unidades de saúde saturadas pela pandemia de covid-19, o cuidado para não provocar incêndios florestais deve ser redobrado, uma vez que agravam problemas respiratórios.

Problemas causados pela baixa umidade do ar podem ser denunciados à Defesa Civil (telefone 199) e Corpo de Bombeiros (193).

Comentários