POLITICA

Internautas não se mostram interessados em votar nas eleições desse ano

Em ano eleitoral, momento de decidir os administradores municipais para os próximos quatro anos, a maioria dos internautas alegam que não irão votar nas eleições de 2016, os motivos seriam por estarem desacreditados com a política, é o que mostra a enquete do Dourados News sobre o tema.

Ao todo foram 385 votos e 196 deles na opção 'não, estou desacreditado com a política e prefiro pagar multa depois', enquanto 189 disseram 'sim, vou cumprir meu dever de cidadão'. As eleições acontecem no dia 2 de outubro.

Ao eleitor que não votar ou justificar a ausência do voto em uma data estipulada de 60 dias após as eleições, cabe multa e débito na justiça eleitoral.

Com isso é impedido em requerer passaporte ou carteira de identidade; receber salário de entidades públicas ou assistidas pelo governo; fazer parte de concorrência pública ou administrativa em qualquer instituição da União, dos estados, dos municípios ou do Distrito Federal; solicitar empréstimos em qualquer banco ou estabelecimento de crédito subsidiado pelo governo; inscrever-se em concursos públicos ou tomar posse de cargos públicos; renovar matrícula em qualquer instituição de ensino pública ou fiscalizada pelo governo; requerer qualquer documento que necessite da quitação eleitoral.

O eleitor que só deixou de votar e justificar por até duas eleições seguidas deverá ir pessoalmente ao cartório eleitoral ou posto de atendimento ao eleitor, preencher o Requerimento de Justificativa Eleitoral pós-eleição e apresentar um documento oficial original com foto como a carteira de identidade (Registro Geral), carteira de habilitação ou carteira de trabalho.

Já as pessoas quem faltaram a três votações consecutivas sem justificar sua ausência, deverá apresentar, além do documento oficial original com foto, um comprovante de residência recente e o título de eleitor.

Existe a possibilidade do pagamento de multa no valor de R$ 3,51 por turno sem justificar a ausência. A situação será avaliada pelo juiz eleitoral, que pode ou não autorizar a isenção da multa.

Uma nova enquete está disponível no site com o tema ‘Sobre a possibilidade de Dourados deixar a gestão pela na saúde’, com três opções já está disponível no site, acesse e participe.

Comentários