Brasil

Investigação contra compra de votos cumpriu mandados em seis lugares

Policiais federais em frente ao Naviraiense pela manhã - Crédito: Divulgação/PF Policiais federais em frente ao Naviraiense pela manhã - Crédito: Divulgação/PF

Policiais federais cumpriram mandados de busca e apreensão durante operação desencadeada na manhã desta quarta-feira (9/10) investigando suposta compra de votos por parte do candidato a vereador e eleito no pleito de domingo (6/10), Brendo Caíque Barbosa dos Santos (PSDB). 

A ação ocorreu em Naviraí, no Sul do Estado. Além dele, as determinações judiciais atingiram ainda o pai, Cícero dos Santos. 

De acordo com relatado pela Polícia Federal, os mandados foram cumpridos em seis locais, incluindo o Naviraiense, clube de futebol da cidade onde Cícero é diretor. 

Os trabalhos de investigação começaram um dia antes da eleição, quando denúncia chegou à PF que solicitou à Justiça Eleitoral a expedição de um mandado de busca em um posto de combustíveis na região central da cidade.

O local era utilizado para o fornecimento gratuito de combustível a eleitores utilizando uma conta de abastecimento do clube de futebol.

“Documentos e dados de sistemas de informática obtidos no posto corroboraram a denúncia, constatando-se múltiplos abastecimentos vinculados à conta do clube”, diz em nota a Polícia Federal.

Com base nessas informações, foi solicitada à Justiça a expedição de novos mandados de busca e apreensão em seis endereços, incluindo as residências do candidato e de seu pai, o restaurante de propriedade do pai, a sede do clube de futebol e a residência do presidente do clube.

A operação contou com a participação de 24 policiais federais, que cumpriram os mandados nas primeiras horas da manhã. 

Durante as buscas, alguns investigados haviam apagado dados de seus celulares, possivelmente para ocultar provas.

Também foram encontrados documentos relacionados ao inquérito policial, rasgados e escondidos no sistema de escoamento de águas pluviais da residência de um dos envolvidos.

O caso segue em investigação por parte da PF. 

Brendo Caíque Barbosa dos Santos (PSDB) foi eleito no domingo com 797 votos. Ele acabou com a quarta melhor colocação entre os candidatos a vereador de Naviraí. 
 

Comentários