O zagueiro Juan Manuel Izquierdo, do Nacional do Uruguai, faleceu nesta terça-feira em São Paulo, aos 27 anos. O jogador teve um mal súbito durante o segundo tempo da partida contra o São Paulo, na última quinta-feira, no Morumbi, pelas oitavas de final da Conmebol Libertadores.
Apesar dos esforços médicos, Izquierdo não resistiu e teve sua morte confirmada pelo Hospital Albert Einstein, onde estava internado desde o ocorrido.
O incidente ocorreu aos 39 minutos da etapa final, quando Izquierdo caiu subitamente no gramado. Inicialmente, o atleta foi diagnosticado com uma arritmia cardíaca. No trajeto do estádio ao hospital, o jogador sofreu uma parada cardíaca e precisou ser ressuscitado na ambulância.
Nos dias seguintes, o estado de saúde de Izquierdo piorou, com os médicos informando sobre a progressão do comprometimento cerebral e o aumento da pressão intracraniana. O jogador estava sob cuidados intensivos neurológicos e dependente de ventilação mecânica.
Izquierdo havia sido diagnosticado com uma arritmia há dez anos, quando ainda atuava pelo Cerro, do Uruguai, conforme revelado pelo secretário nacional de Esporte do Uruguai, Sebastián Bauzá. Na época, ele passou por exames que indicaram a condição cardíaca, mas continuou sua carreira profissional.
A família de Izquierdo, incluindo seus pais e esposa, acompanhou o tratamento em São Paulo nos últimos dias, junto a membros da delegação do Nacional e jogadores do São Paulo, que demonstraram solidariedade com a presença de Calleri, Rafinha e Michel Araujo no hospital.
Em sinal de luto, o Campeonato Uruguaio foi interrompido, sem previsão de retomada das partidas. O corpo de Izquierdo será trasladado para o Uruguai em um avião da Força Aérea Uruguaia para o velório e sepultamento.
O jogador começou sua carreira no Cerro e passou por clubes como Montevideo Wanderers, Atlético San Luis do México, Liverpool-URU e Nacional, onde retornou em 2024. Na atual temporada, ele disputou 25 partidas pelo clube uruguaio.
Izquierdo deixou a esposa Selena, e dois filhos, uma menina de dois anos e um menino recém-nascido.
Comentários