Uma lagoa de água cristalina foi formada na região do Pantanal de Mato Grosso do Sul, durante escavação de obras de recuperação de vias perto da BR-262. A informação foi divulgada no fim da tarde da segunda-feira (6), pela prefeitura de Corumbá.
A assessoria da prefeitura informou ao G1, nesta terça-feira (7), que máquinas retiravam cascalho para usar no nivelamento das vias do assentamento São Gabriel quando uma mina de água começou a aflorar.
Em pouco tempo, segundo a prefeitura, a água jorrada pela mina encheu o espaço que já tinha sido escavado. O local continua tendo vazão de água.
Segundo o prefeito Paulo Duarte (PT), a água é incolor e inodora e técnicos foram chamados para fazer testes de qualidade e de vazão do líquido. Se ficar comprovado que a água é potável, poderá ser uma alternativa para os moradores da região, segundo o chefe do executivo municipal.
Ainda conforme a assessoria da prefeitura, os moradores da região enfrentam problemas de escassez de água. O local deve ser alvo de estudos para saber se outras minas podem estar presentes na região.
Equipes da Secretaria de Produção Rural e da Fundação de Meio Ambiente vão cercar a área. O objetivo é evitar que animais tenham acesso e que a fonte seja poluída.
Assentamento
Segundo a prefeitura, o assentamento São Gabriel ainda não é emancipado pelo Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), por isso, o órgão ainda é o responsável pelo assentamento, na zona rural de Corumbá.
Mesmo assim, a prefeitura faz obras de recuperação das estradas em toda a zona rural da cidade, como forma de facilitar o escoamento da produção.
Comentários