O leilão agendado para o próximo dia 15 de março pela UFGD (Universidade Federal da Grande Dourados) para venda de excedente de produção de soja e de milho da fazenda experimental de Ciências Agrárias é referente a 474 toneladas.
De acordo com o edital, são 5.100 sacas de 60 quilos da oleaginosa (306 toneladas) e 2.800 sacas de mesmo peso do cereal (168 toneladas).
Os lances podem começar com deságio de 5% em relação às cotações do dia, que terão como referência o site Agrolink. Nesta terça-feira (8), ele informa que a soja está cotada a R$ 192,00 e o milho a R$ 87,00 na praça local.
A justificativa para o leilão indica que a Fazenda Experimental de Ciências Agrárias conta com uma área semeada de soja de 110 hectares para pesquisas de ensino e extensão do curso e a expectativa de produção é de 5.830 sacas na safra 2021/2022.
“Os respectivos grãos soja são resultados dos experimentos e estudos promovidos pela instituição, os quais seriam tratados como sobra, uma vez que a Fazenda reaproveita apenas parte do efetivo produzido, o que denominamos consumo interno, para manutenção dos animais. Assim, promove-se o armazenamento do saldo remanescente de cada safra, visando sua futura destinação. Contudo, a UFGD não dispõe de estrutura física para o armazenamento adequado destes produtos, nem mão de obra para tais serviços, dessa forma, o armazenamento do sobressalente gera custos que aumentam de acordo com o período de estocagem, assim, se faz necessária a comercialização do saldo de grãos obtidos no desenvolvimento das pesquisas executadas na Fazenda Experimental da UFGD”, pontua.
A mesma justifica é dada para a venda do milho, já que leilão realizado no ano passado encerrou deserto e é necessária nova tentativa para evitar perdas por quebra técnica de armazenamento.
O Leilão nº 1/2022 está agendado para 9h do próximo dia 15 de março, no Auditório da unidade I, localizada na Rua João Rosa Góes, número 1761, Vila Progresso.
Comentários