Brasil

Lua de Castor: Última superlua do ano ilumina Mato Grosso do Sul nesta sexta

A lua estará mais brilhante e visível a olho nu a partir das 17h28

Olhar para o céu nesta sexta-feira (15) terá direito ao espetáculo da Lua de Castor, a última superlua de 2024. Com as condições meteorológicas perfeitas, a observação em Mato Grosso do Sul será possível a partir das 17h28, horário local.

Não há previsão de chuva para o Estado nesta sexta-feira, sendo assim, o céu deve ficar com poucas nuvens, o que favorece a observação dos entusiastas da astronomia.

Segundo o Observatório Nacional, a lua estará em perigeu, ou seja, no ponto mais próximo da Terra. O satélite estará a cerca de 361.867 quilômetros de distância da Terra. Em média, a Lua se encontra a aproximadamente 384.400 quilômetros de distância de nós.

A Lua Cheia acontece quando o Sol e a Lua estão alinhados em lados opostos da Terra, iluminando 100% da face visível da Lua. Os observadores poderão notar uma lua mais brilhante que o normal.

Superlua

Josina Nascimento, gestora da Divisão de Comunicação e Popularização da Ciência e astrônoma do Observatório Nacional, explica que o termo “superlua” é uma expressão foi criada por um astrólogo chamado Richard Nolle, em 1979.

Na revista Dell Horoscope, que já não existe mais, Nolle determinou que o termo super” se aplicaria a uma lua cheia que ocorresse quando a Lua estivesse no perigeu ou até 90% próxima dele. Contudo, o motivo para essa escolha de 90% não é claro.

A Lua de Castor foi meada por nativos americanos diante da peculiaridade do mês, pois os castores começam a buscar abrigos em tocas durante novembro. Na América do Norte, as pessoas usavam esse tempo para armar armadilhas para castores por causa de seu pelo grosso e quente.

 

Comentários