O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) embarca na tarde desta segunda-feira, dia 14 de agosto, para Assunção, no Paraguai. O petista participará, amanhã (15), da cerimônia de posse do novo presidente paraguaio, Santiago Peña.
Membro do partido que domina a política paraguaia desde os anos 1950, Peña foi eleito em abril ao principal posto de poder do país. O economista foi ministro da Fazenda durante o governo de Horácio Cartes (2013 a 2018).
Segundo o Planalto, a ida de Lula faz parte dos esforços para a “retomada da política externa” do governo brasileiro, com destaque aos países parceiros da América do Sul.
Em abril, ao parabenizar Peña pela vitória na disputa presidencial paraguaia, Lula disse que os países vão “trabalhar juntos por relações cada vez melhores e mais fortes”.
Brasil e Paraguai têm longo histórico nas relações diplomática, estratégica e comercial. Dados do Banco Central paraguaio apontam que o Brasil é o principal destino das exportações do país e o segundo no ranking de importações.
Lula e Penã já se reuniram em outras duas oportunidades neste ano para discutir a cooperação entre as nações.
O Ministério das Relações Exteriores brasileiro listou como pontos das conversas o combate a crimes transnacionais, as relações com o Mercosul e a parceria dos países na gestão da usina hidrelétrica de Itaipu.
Comentários