A demanda aérea no mercado brasileiro vem apresentando dados animadores. Apenas no mês de maio deste ano, 8,2 milhões de passageiros passaram pelos cinco principais aeroportos do país (Guarulhos – SP, Congonhas -SP, Brasília -DF, Galeão – RJ e Viracopos – SP). O resultado é 8.4% superior no mesmo período de 2023, quando 7,6 milhões de pessoas fizeram viagens por esses terminais aeroviários.
O crescimento foi maior no aeroporto do Galeão, no Rio de Janeiro. O terminal dobrou a frequência de passageiros, saltando de 489,5 mil pessoas em maio de 2023, para mais de 1 milhão este ano, na soma de embarques e desembarques de voos nacionais e internacionais. Com isso, o Galeão saltou da 10ª posição para 4ª entre os aeroportos mais movimentados do país.
Tal aumento se deve ao remanejamento de voos do Santos Dumont para o Aeroporto Internacional do Rio de Janeiro, o Galeão, e é fruto das negociações capitaneadas pelo Ministério do Turismo para a retomada do protagonismo do terminal aeroviário.
"É mais um marco que demonstra o quanto a nossa atividade turística vem contribuindo para o desenvolvimento do país. Ampliar e diversificar a oferta aérea nos ajuda a atrair mais visitantes para o Brasil e a retomada do protagonismo do Galeão é primordial, já que é uma das mais importantes portas de entrada para o Brasil", comentou o ministro do Turismo, Celso Sabino.
Em números totais, o Aeroporto Internacional de Guarulhos (SP) continua a ser o mais movimentado do país. Em maio deste ano, mais de 3.3 milhões de passageiros voaram pelo terminal. Em segundo lugar, também em São Paulo, Congonhas recebeu 1.7 milhão de pessoas, seguindo pelo Aeroporto Internacional de Brasília, com cerca de 1.1 milhão de passageiros. O quinto terminal com maior movimento é o de Viracopos, em Campinas (SP), por onde passaram quase 1 milhão de viajantes.
Conheça o Brasil – O Ministério do Turismo desenvolve várias ações para estimular o brasileiro a viajar mais pelo país. Uma delas é o “Conheça o Brasil: Voando”, parceria com o Ministério de Portos e Aeroportos e empresas aéreas. O programa envolve, por exemplo, o aumento da oferta de voos e a opção de “stopover”, já disponível em cidades como São Paulo (SP) e Brasília (DF). Na modalidade, com a mesma passagem, o turista visita um local intermediário antes de seguir ao destino final.
Já o “Conheça o Brasil: Realiza” permite o acesso de correntistas do Banco do Brasil a uma linha de crédito voltada à aquisição de serviços turísticos, a partir de condições diferenciadas. O trabalho do MTur também engloba o “Conheça o Brasil: Cívico”. A iniciativa, que motiva estudantes, professores e pesquisadores a visitarem destinos conectados à história nacional, tem um projeto-piloto desenvolvido em Brasília (DF) e cidades do entorno da capital.
Comentários