Brasil

Marta, Doria e Haddad concentram farpas durante debate

ando pouco mais de uma semana para o primeiro turno das eleições, Marta Suplicy (PMDB), João Doria Jr. (PSDB) e Fernando Haddad (PT), atual prefeito de São Paulo, foram os principais alvos de críticas durante o debate promovido nesta sexta-feira (23) por UOL, "Folha de S.Paulo" e SBT. Participaram do evento os seis candidatos mais bem posicionados na última pesquisa de intenção de voto na capital paulista. Celso Russomanno (PRB) acabou poupado de investidas, assim como Major Olimpio (Solidariedade) e Luiza Erundina (PSOL).

As farpas entre Haddad e Marta surgiram nas perguntas dele para ela. O candidato à reeleição indagou se Marta "teve oportunidade de conhecer" feitos dele na saúde. "Quando eu herdei do Kassab, que hoje está com você, a rede, os tempos de esperam eram muito maiores, melhorou pouco, e precisa melhorar mais", disse o prefeito.

"Você parece que fez tudo, né? Fico até constrangida. Porque você falou do transporte. Eu fiquei atacada quando você falou 'melhor gestão do transporte'... Vai perguntar para a população ou [para] você que está em casa, qual foi a melhor gestão do transporte. Minha gente, eu tive que usar até colete à prova de bala para conseguir lidar com a máfia dos transportes, e você disse que fez a melhor gestão?", criticou ela.

O encontro foi mediado por Carlos Nascimento, do SBT, e os jornalistas que fizeram perguntas aos candidatos foram Diogo Pinheiro (UOL), Fernando Canzian ("Folha de S.Paulo") e Kennedy Alencar (SBT).

MARTA IRONIZA HADDAD SOBRE CRIAÇÃO DOS CEUS

Russomanno e Haddad também trocaram farpas sobre a saúde. "Mães reclamam para mim que, para levar o filho ao pediatra, demora, às vezes, seis meses; um ginecologista, oito meses; um exame, 12 meses. Durante quatro anos você teve a oportunidade de atender estas pessoas e ajudar cada uma delas a resolver seus problemas de saúde. E isso não aconteceu", afirmou Russomanno.

"Eu herdei um quadro de longa espera em todos os exames e procedimentos. Criei 33 hospitais-dia da rede Hora Certa para diminuir a fila gradualmente. Temos que continuar criando hospitais. A cidade está com um rumo. Ela está bem? Não, ela está melhor do que eu herdei e vai continuar melhorando até termos um atendimento de excelência", respondeu Haddad.

Comentários