A WiseGuyRerports.com publicou um estudo sobre a expectativa do mercado para o segmento de VPN (rede privada virtual). De acordo com o documento “Global Virtual Private Network (VPN) Market 2019”, atualmente, o setor está avaliado em 1,2 milhão de dólares. Até o fim de 2024, esse número deve aumentar para 2,6 milhões de dólares.
Se as previsões se confirmarem, o segmento terá um crescimento anual de 13,3% entre 2019 e 2024. Como a segurança on-line nos dias de hoje é uma das maiores preocupações dos usuários, as VPNs têm sido cada vez mais requisitadas.
Em 2017, as empresas de VPN registraram recordes de vendas na Europa, principalmente porque lá existem bastantes organizações de alta tecnologia. Na região da Ásia e do Pacífico, a expectativa é que o crescimento seja grande nos próximos anos, pois esses países estão começando a vivenciar o boom da internet agora.
Para que serve a VPN
A VPN serve para criar uma conexão segura e criptografada, seja para os dispositivos móveis ou computadores. Esse servidor é capaz de alterar o endereço IP e a localização aparente, se o usuário quiser. Assim, a informação que chega até a internet é diferente daquela que inicialmente saiu do aparelho.
Há inúmeras vantagens de utilizar uma rede privada para a navegação. Quem utiliza a internet no dia a dia, por exemplo, tem como vantagem poder proteger a identidade pessoal, localização e até contornar as restrições geográficas. Dependendo de onde o usuário estiver, é possível que ele não consiga acessar alguns sites. Por meio de uma VPN, essa limitação não acontece.
O VPN também protege as pessoas que utilizam a internet para fazer transações bancárias. Nesses casos, não há a possibilidade de terceiros visualizarem informações pessoais, nem saldo bancário, o que poderia gerar prejuízos financeiros.
Além disso, as VPNs também ajudam no uso profissional da internet. As empresas que possuem funcionários em várias localidades, não apenas no escritório, podem oferecer um acesso mais seguro para todos. A rede permite que a equipe se conecte com tranquilidade, independentemente de onde esteja.
O aumento da preocupação dos usuários com hackers e exposição de hackers tende a aumentar a demanda por empresas de segurança, como as VPNs. Independentemente do tamanho da empresa, todas estão sujeitas às ações maliciosas e que podem gerar muitos problemas.
Aliás, os negócios que estão começando são os mais sujeitos aos hackers, porque ainda não se preocupam com a segurança como deveriam. De acordo com relatório da Verizon Enterprise Solutions, 58% dos ataques ocorrem com empresas menores.
Diante desse cenário, a expectativa é alta para as VPNs. Assim como os softwares de antivírus, que se popularizaram muito há alguns anos, agora é a vez das redes privadas virtuais crescerem em todo o mundo.
Comentários