Brasil

Mesmo em meio a covid-19, China elevou compra de soja em 20% de MS neste ano

Apenas no primeiro quadrimestre de 2020 foram enviadas 1,212 milhão de toneladas de soja sul-mato-grossense ao país asiático.

Soja respondeu por 79% das exportações da China neste ano (Arquivo) Soja respondeu por 79% das exportações da China neste ano (Arquivo)

As exportações de soja de Mato Grosso do Sul para a China aumentaram 20% neste ano diante do mesmo período do ano passado. O país, principal economia do mundo e onde se originou a Covid-19, é o destino de 79% da soja produzida e exportada por Mato Grosso do Sul. Apenas no primeiro quadrimestre de 2020 foram enviadas 1,212 milhão de toneladas ao país asiático.

Os números foram divulgados pela Semagro (Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar) com base nos dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) e do MDIC (Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços).

A fome chinesa pela soja sul-mato-grossense é tão grande, que o segundo principal destino das exportações estaduais da oleaginosa de MS, que é a Argentina detém 8,7% das compras nos primeiros quatro meses de 2020 com 142,8 mil toneladas.  O Paquistão aparece em terceiro com participação de apenas 4,1%.

Ranking - No Brasil,  o Mato Grosso do Sul é o 6º no ranking dos maiores exportadores de soja entre os estados, com 1,544 milhões de toneladas comercializadas entre janeiro e abril de 2020. Com estes número, o Estado representa4,56% do total de soja comercializada ao exterior pelo Brasil. O vizinho Mato Grosso ocupa a primeira posição, com exportação de 10 milhões de toneladas no primeiro quadrimestre e participação de 30%.

Nos últimos cinco anos, a  produção de soja em Mato Grosso do Sul aumentou 42,9%, e alcançou a marca recorde de 10 milhões de toneladas em 2020. Porém com o aumento da industrialização o percentual da produção exportado caiu de 48,3% em 2015 para 38,8% em 2019.

O secretário de Produção, Jaime Verruck, enfatiza que apesar da diversificação da matriz econômica estadual, a soja continua como um dos principais produtos da economia sul-mato-grossense. “A agricultura tem papel fundamental na nossa matriz econômica, mas com avanço do processo de industrialização conseguimos agregar valor ao nosso produto e exportar menos soja in natura e mais derivados”.

 

Comentários