Brasil

Ministro da Saúde afirma que vacinação pode começar em dezembro ou janeiro no Brasil

Segundo Pazuello, a medida depende de autorizações emergenciais

Ministro da saúde, Eduardo Pazuello. (Foto: Reprodução/Agência Brasil) Ministro da saúde, Eduardo Pazuello. (Foto: Reprodução/Agência Brasil)

O ministro da Saúde Eduardo Pazuello disse que a vacinação contra Covid-19 no Brasil pode começar agora em dezembro e janeiro de 2021.

A declaração foi feita durante uma entrevista ao canal CNN Brasil, o ministro ressaltou que a vacina desenvolvida pela Pfizer/BioNTech é a que será utilizada na imunização que pode ocorrer já neste mês ou no próximo.

“Se a Pfizer conseguir a autorização emergencial e nos adiantar alguma entrega, isso (o início da vacinação) pode acontecer no final de dezembro ou em janeiro”, afirmou. “Isso em quantidades pequenas, de uso emergencial”.

Pazuello não descartou que isso aconteça também com as candidatas da AstraZeneca/Oxford ou do Instituto Butantan, mas para isso seria necessária uma autorização emergencial do uso.

O ministro também falou sobre o plano de operacionalização da vacina contra Covid-19 no Brasil, finalizado nesta quarta-feira (9), com 95 páginas que detalha a distribuição da imunização.

“(O plano) já tem tudo o que interessa para manter o Brasil imune do coronavírus de forma nacional. Nosso país jamais será dividido”, disse.

O ministro disse que a vacinação será incluída no Programa Nacional de Imunização e usará a mesma logística já operacionalizada pelo SUS (Sistema Único de Saúde).

Ele também detalhou que o governo federal distribuirá as doses, por via aérea e rodoviária, até os estados. Então, será responsabilidade estadual distribuir entre as cidades e os municípios executariam, efetivamente, a vacinação.

“O plano, em tese, envolve três níveis de governo e isso faz com que a velocidade das ações seja a mais rápida possível”, afirmou.

Comentários